Cidades
Prefeitura lança campanha Maceió Rosa para combater câncer de mama

O mês de outubro teve início na última quinta-feira (01) e com ele uma grande mobilização em prol da vida e saúde da mulher. Trata-se do Outubro Rosa, campanha que acontece simultaneamente em todo o mundo para chamar atenção das mulheres para a prevenção e combate ao câncer de mama.
A capital alagoana lança a segunda edição do Maceió Rosa, campanha da Prefeitura em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Renascer.
Com o lema prevenção e tratamento digno para todas as mulheres, a ação está sendo intitulada Para Todas as Marias, em alusão às mulheres brasileiras. Pelo segundo ano consecutivo o trabalho será coordenado pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira.
Durante o café da manhã para o lançamento da campanha, Tatiana Palmeira lembrou que 2014 foi a primeira vez que o Outubro Rosa teve o apoio efetivo da Prefeitura, que conseguiu consolidar o Maceió Rosa como uma ação de sucesso.
“O trabalho teve resultados muito positivos tanto na parte informativa, que é o foco principal da mobilização, quanto na parte financeira, quando conseguimos arrecadar, por meio de muito trabalho, 50 mil reais, que foram divididos igualmente entre as duas instituições”, destacou Tatiana Palmeira, coordenadora da campanha municipal integrada.
Ela disse ainda que, para este ano, o objetivo é superar os números registrados em 2014. “Com a mobilização neste outubro, nós temos a oportunidade de trabalhar e angariar recursos para que as ONGs possam viabilizar importantes trabalhos durante o ano, a exemplo do fomento aos exames. Em 2014, nós viabilizamos durante a campanha cerca de seis mil exames de mamografia, mas desta vez, queremos ainda mais e vamos fazer isso através da inovação, que é a parceria com a Santa Casa, as palestras nas unidades de saúde, panfletagem na cidade e o Dia Rosa, entre outras atividades”, acrescentou.
O lançamento contou com as presenças de gestores públicos do Município e Estado, além das mulheres das ONGs que compõem a campanha. O vice-prefeito Marcelo Palmeira, destacou a Maceió Rosa como uma oportunidade de prevenir o período doloroso e até óbitos causados pela doença. “Prevenir ainda é a melhor forma de cuidar da questão do câncer de mama. O Município tem essa consciência e o compromisso de cuidar das nossas mulheres, ofertando orientação e apoio nas unidades de saúde”, frisou.
Como parte da sua fala, a secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, destacou a Maceió Rosa como um período fundamental para sensibilizar e evitar a mutilação de mulheres. “É uma oportunidade para orientar as mulheres a fazer o autoexame e procurar as unidades de saúde. O Município mantém esse trabalho durante todo o ano, focando principalmente no público com mais de 50 anos. São consultas para avaliação e, quando necessário, as pacientes são encaminhadas para as unidades de referência, a exemplo do Hospital Universitário e da Santa Casa”, disse.
Também presente à solenidade, o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, falou do compromisso da gestão com o fortalecimento da cidadania e promoção da saúde da mulher. “O Município participa da campanha de forma intensa, de modo que todas as secretarias estão envolvidas e empenhadas. Esse é um trabalho que tem a coordenação direta da primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, e que tem, principalmente, o objetivo de disseminar e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, além de buscar recursos e viabilizar exames para as mulheres maceioenses”, explicou.
“O mês de outubro é escolhido no mundo inteiro como o mês de alerta às mulheres da necessidade de se prevenir dessa doença devastadora, que é câncer de mama. Convido todos os maceioenses a se mobilizar e contribuir com a causa, é importante que nos mobilizemos, nos vistamos de rosa. Faremos uma campanha ainda mais bonita e com números ainda mais expressivos”, complementou, a secretária municipal do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo.
“Nossa esperança é salvar ainda mais mulheres”, diz presidente do Renascer
Segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, Fátima Canuto, a campanha quer dar oportunidade de acesso ao exame de prevenção e tratamento digno para todas as mulheres. “Para Todas as Marias, não é à toa que campanha leva esse nome. Este ano a Maceió Rosa está maravilhosa e essa parceria com a Prefeitura é fundamental para a dimensão do trabalho. O que queremos é chamar a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama e salvar ainda mais mulheres, mais Marias”, ressaltou.
“A nossa esperança é que mais mulheres sejam alcançadas e diagnosticadas precocemente. Só assim nós conseguiremos salvar mais mulheres e o apoio do Município tem sido imprescindível para o nosso trabalho”, complementou a presidente do Renascer, Nadja Reis.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos