Cidades

Maceió: Mesários são treinados para as eleições de Conselheiro Tutelar

02/10/2015
Maceió: Mesários são treinados para as eleições de Conselheiro Tutelar
(Foto: Ascom Semas)

(Foto: Ascom Semas)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu nesta quinta-feira (01) mais uma etapa de capacitação que atinge os mais de 1300 servidores da Prefeitura de Maceió que vão trabalhar, de maneira direta e indireta, durante o Processo de Escolha Unificado dos membros do Conselho Tutelar de Maceió, que vai acontecer no domingo (04). Cerca de 500 voluntários, que vão desempenhar os papeis de mesário, operadores, coordenadores e presidentes de seções já passaram pelo treinamento.

Durante o processo de conhecimento da urna eletrônica – este ano usada pela primeira vez nas eleições dos membros do Conselho Tutelar, em todo Brasil –, os servidores aprenderam sobre o funcionamento, a importância da manutenção, durante o pleito eleitoral, e como acontece a realização dos demais procedimentos que garantem à segurança do resultado e o sigilo dos dados do eleitor. A capacitação aconteceu no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, localizado na Avenida Fernandes Lima, e foi conduzida pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com a presidente do CMDCA, Ubiratânia Amorim, todos os processos que antecedem as eleições dos 50 novos conselheiros tutelares de Maceió, inclusive às campanhas dos candidatos, estão ocorrendo dentro do previsto. “Nós estamos diante de um processo que envolve 174 urnas eletrônicas, 37 unidades de ensino da capital, mais de mil pessoas trabalhando e 110 candidatos. É importante ressaltar que nós não registramos nenhum fato que venha constranger este Conselho até agora”, disse a presidente.

A psicóloga Luciana Batista e a assistente social Danielly Silvestre vão participar, também pela primeira vez, do processo de eleição no modelo do TRE. Segundo as profissionais, a tensão que antecede o dia de pôr em prática as lições aprendidas durante o treinamento, foi aliviada pela simplicidade do processo.

“Fiquei surpresa quando conheci como funciona um trabalho de eleições com a urna. É bem mais fácil do que eu imaginava, mas o único fator que pesa, agora, é a responsabilidade que eu tenho de repassar esses ensinamentos para os demais mesários que serão capacitados posteriormente”, comentou Luciana.

Ela e a colega de trabalho conheceram a teoria e a prática do regimento que vem do ‘Manual do Mesário’ e durante quase duas horas puderam explorar a urna que, igualmente às eleições para cargos administrativos e legislativos, vão funcionar das 8h às 17h, no dia da votação.

Os demais estados brasileiros também vão escolher, no domingo, os conselheiros tutelares que vão ter mandato até 2019. Todos os cidadãos maceioenses podem votar em apenas um candidato, de acordo com a zona eleitoral. O voto é secreto e o eleitor tem que se guiar pela localização de sua seção eleitoral e não pelo bairro onde mora. São 10 eleições dentro do mesmo número de Regiões Administrativas, cada uma delas terá cinco novos conselheiros, escolhidos pela população.