Geral

Governo lança “Outubro Rosa” e garante exames a pacientes com câncer de mama

02/10/2015
Governo lança “Outubro Rosa” e garante exames a pacientes com câncer de mama
Museu Palácio Floriano Peixoto foi iluminado na cor da campanha para marcar a abertura do Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama (Fotos: Neno Canuto)

Museu Palácio Floriano Peixoto foi iluminado na cor da campanha para marcar a abertura do Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama (Fotos: Neno Canuto)

“Nosso objetivo é deixarmos a fila de espera, para exames de mulheres com suspeita e diagnóstico de câncer de mama, zerada”. A afirmativa é da secretária de Estado da Saúde, a médica Rosângela Wyszomirska, durante a abertura da Campanha Outubro Rosa, que o governo estadual, representado pela primeira dama, Renata Calheiros, lançou nesta quinta-feira (1), iluminando de rosa, o Museu Palácio Floriano Peixoto.

A campanha Outubro Rosa é uma ação internacional, que teve início em 1990, nos Estados Unidos. A finalidade é conscientizar as mulheres da importância de se prevenirem contra o câncer de mama.

A primeira dama, Renata Calheiros, fala que a campanha de conscientização não é apenas do governo, mas de toda a sociedade. “É um chamamento que a gente faz, envolvendo todos os órgãos públicos, para que esse mês forças sejam enfatizadas para o combate ao câncer”, ressalta ela.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas, (Rosinha da Adefal), atualmente são 57 mil mulheres diagnosticadas com câncer, o que demonstra a importância de intensificar a ação de prevenção e seguir os exemplos das mulheres que superaram a doença e se engajam em campanhas alusivas ao combate. “Quando a paciente adoece, adoece toda a família, é um trabalho de todos nós”, observa Rosinha da Adefal, convidando a sociedade para se integrar às atividades do mês.

A secretária Rosângela Wyszomirska adianta que a pasta se mobilizou para realizar um mutirão, que deverá se expandir até o final de novembro. Toda a rede de profissionais existente será utilizada, e ainda outros serão contratados, para complementar o atendimento. A gestora fala ainda do lançamento do Plano Estadual de Oncologia.

“A previsão é finalizar os trâmites em dezembro de 2015, para que em 2016 o plano comece a ser colocado em prática. Temos a obrigação de prestar um atendimento digno aos portadores do câncer, com diagnóstico ou com suspeita. Está mais do que provado que quando se faz a intervenção do câncer precocemente, o resultado é outro, apresenta cura. Temos que fazer, eu vou brigar muito pelo plano”, garante a secretária.

Ações da Sesau

Para a secretária da Saúde, Rosângela Wyszomirska as atividades da Sesau serão organizadas, com agendamento e planejamento.  “A cada semana vamos fazer uma programação com o mastologista, as mulheres que têm ultrassom, mas não têm a mamografia, vão fazê-la e vice versa. E as que tiverem indicação, na semana subsequente, fazem a biópsia e a gente espera o prazo, que é em torno de duas semanas. Após o resultado, voltam para o mastologista, isso tudo programado, isso agendado. Feito isso terão a indicação e vão fazer o procedimento necessário, se é cirurgia ou não é”, explica.

As secretárias de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires e Esporte e Juventude, Cláudia Petuba prestigiaram a solenidade, ratificando a importância da prevenção e confirmam que irão levar a campanha para suas secretarias.