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Começa formação para escolas que adotarão tempo integral em 2016

29/09/2015
Começa formação para escolas que adotarão tempo integral em 2016
Temáticas como a estrutura e a gestão das 13 escolas da rede estadual que funcionarão em tempo integral entraram na pauta. (Foto: José Demétrio)

Temáticas como a estrutura e a gestão das 13 escolas da rede estadual que funcionarão em tempo integral entraram na pauta. (Foto: José Demétrio)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, nesta segunda-feira (28), ao processo de formação com as 13 escolas da rede estadual que adotarão o regime de ensino médio em tempo integral a partir de 2016. O encontro foi realizado na sede da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), com a presença dos técnicos da Seduc, gerentes regionais de Educação e gestores das 13 unidades.

Conduzida pela secretária-executiva de Educação, Laura Souza, a reunião abordou temáticas relativas a lotação, estrutura e gestão. Na ocasião, também houve uma apresentação acerca do Programa Alagoano de Ensino Integral; da Escola Estadual Marcos Antônio, primeira escola da rede estadual a adotar o regime e das experiências que os estados de Pernambuco e Ceará vivenciaram ao implantar a modalidade.

De acordo com Laura Souza, ao adotar o tempo integral, a escola deve vivenciar práticas inovadoras nos segmentos pedagógicos. As unidades também passarão por adequações em sua infraestrutura para implantar o regime, o que inclui serviços de manutenção predial.

“Estas escolas ainda receberão armários para seus alunos e laboratórios de robótica. Até o final do ano, trabalharemos constantemente com as 13 escolas, discutindo a melhor forma de implantar o tempo integral em cada unidade”, explicou Laura Souza.

Profissionalizantes e EJA

As 13 unidades terão a opção de agregar a grade do ensino médio a conteúdos de cursos técnicos profissionalizantes. Os cursos que serão ofertados nestas unidades atenderão às demandas e vocações de cada região, conforme explica o gerente de Educação Profissional e Ensino Superior, José Barbosa Neto.

“Fizemos uma pesquisa de mercado levando em consideração os arranjos produtivos locais e polos de desenvolvimento e, a partir deste levantamento, apresentamos as possibilidades de cursos técnicos a serem ofertados. Antes da definição destes cursos, serão analisados o seu potencial de empregabilidade e o que agregam de conhecimento para o aluno”, informou Barbosa.

Além dos cursos profissionalizantes, também haverá a possibilidade das unidades oferecerem Educação de Jovens Adultos (EJA) no período noturno. “A ideia é que a escola atenda um público diversificado”, declarou Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.

Escolas

A Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos, em Maceió, é uma das 13 unidades que implantarão o regime de tempo integral a partir de 2016. A notícia, segundo a diretora Irineide Araujo, foi recebida com alegria pela comunidade.

“Todos os nossos projetos são abraçados pela comunidade e não foi diferente com o tempo integral. Estamos em uma área de vulnerabilidade social e os pais, por exemplo, demonstraram muita satisfação com a vinda do projeto”, contou Irineide, ressaltando que, além do tempo integral, a escola recebeu o projeto de ensino de tênis do Governo de Alagoas para 300 estudantes.

Para Cícero Trindade, diretor da Escola Estadual José Aprígio Vilela, em Teotônio Vilela, o regime de tempo integral fortalece ainda mais o projeto desenvolvido pela escola na oferta de cursos profissionalizantes.

“Desde 2010, oferecemos cursos profissionalizantes aos estudantes do Ensino Médio e, no momento, temos alguns laboratórios em construção”, acrescentou.