Geral

Ciclo de palestras conscientiza público do APL sobre preservação e turismo

29/09/2015
Ciclo de palestras conscientiza público do APL sobre preservação e turismo
Grande impulsionador do Turismo no Estado, Arranjo Produtivo Local Caminhos do São Francisco organizará ciclo de palestras

Grande impulsionador do Turismo no Estado, Arranjo Produtivo Local Caminhos do São Francisco organizará ciclo de palestras

Ao redor do mundo, a atividade turística tem se vinculado cada vez mais a práticas de preservação ambiental. No território do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Caminhos do São Francisco não poderia ser diferente. O grupo vai organizar um ciclo de palestras sobre os temas na próxima quinta-feira (1º), na comunidade Mato da Onça, em Pão de Açúcar.

No local escolhido para o evento, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) está em processo de implantação. Será a primeira dentro do APL e poderá gerar grandes benefícios para os empreendedores inseridos no arranjo, já que possibilitará o crescimento do fluxo de pessoas e o aumento da comercialização dos produtos da região.

De acordo com o gestor do APL, Mauro Coutinho, um dos objetivos mais importantes dessa atividade é a sensibilização das pessoas. “Fizemos um cronograma curto de palestras, mas com foco em pontos como a preservação da água, gestão ambiental, navegação com segurança, desenvolvimento turístico, artesanato e empreendedorismo”, explica.

Na ocasião, haverá a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Prefeitura de Pão de Açúcar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marinha e Sebrae. Eles que serão responsáveis pelas palestras durante o encontro.

O evento ainda contará com a participação da Cooperativa dos Produtores de Mel de Alagoas (Coopmel), que também integrará a programação de palestras da iniciativa. O grupo é atendido pelo Arranjo Produtivo Local Apicultura no Sertão e ficará à frente dos debates sobre a apicultura e o desenvolvimento local.

A ação ocorrerá dias antes da festa do padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus, se tornando uma oportunidade para discussão de assuntos relevantes e que já podem contribuir com a promoção da comemoração, que leva muito movimento para a região. A expectativa é que mais de 40 pessoas participem do ciclo de palestras.