Cidades

Maceió: Prefeitura participa da Conferência de Políticas para Mulheres

26/09/2015
Maceió: Prefeitura participa da Conferência de Políticas para Mulheres
(Foto: Secom Maceió)

(Foto: Secom Maceió)

Maceió sediou, nessa sexta-feira (25), a etapa metropolitana da Conferência de Políticas para as Mulheres. Representantes de diversos segmentos sociais debateram questões que permeiam o tema central de 2015: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação, no Cepa.

Além de Maceió, participaram representantes da Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMDH) em articulação com a Prefeitura, as atividades da Conferência se dividiram em palestra de abertura pela manhã e divisão em grupos para debater os eixos temáticos durante a tarde. A programação foi encerrada com a escolha das propostas que serão levadas à etapa estadual.

A capital foi representada por Adriana Toledo, secretária executiva do Gabinete do Prefeito, e servidores de órgãos que atuam na área voltada a políticas sociais. “A Conferência procura discutir as políticas de equidade, enfrentamento da violência, de empoderamento da mulher, de igualdade de mercado de trabalho e de autonomia financeira”, explicou Adriana.

“Todos os avanços nas políticas para as mulheres foram conquistados com muita luta, mas ainda temos muito a conquistar. Esses espaços institucionais, como esta conferência, são os espaços legítimos para que possamos avançar ainda mais. A mulher avançou muito e é protagonista em muitas , mas ainda há muito a fazer. O caminho é extenso e esta conferência, certamente será um marco para essa evolução. Sairemos daqui com propostas que, posteriormente, serão levadas à Conferência Nacional”, completou a secretária.

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas, a Rosinha da Adefal, classificou a conferência como um espaço democrático onde, de fato, se constroem as políticas públicas voltadas para a mulher. “Estaremos ouvindo opiniões, sugestões e críticas e, inclusive, sendo pautados como governo, já que temos representação da sociedade civil em grande maioria e também representantes do poder público discutindo e construindo políticas públicas. É momento rico e importante, principalmente para focar no combate à violência contra a mulher”, afirmou.

Ao final do evento, será construído o relatório que será encaminhado à comissão organizadora da 4ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres (CRPM). A etapa metropolitana elegeu 50 delegadas para a etapa estadual. Da etapa estadual, sairão os encaminhamentos para a Nacional, marcada para março de 2016.