Cidades

Prefeitura de Maceió recupera espaços de convivência

26/09/2015
Prefeitura de Maceió recupera espaços de convivência
Extensão do Corredor Vera Arruda. (Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió)

Extensão do Corredor Vera Arruda. (Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió)

Construção e recuperação de espaços de convivência coletiva, a exemplo de praças, quadras e campos, têm sido uma prioridade para a Prefeitura de Maceió. Nesta semana, foi inaugurada a segunda etapa do Corredor Vera Arruda, um importante espaço de lazer, e assinada a ordem de serviço para a reforma total da Praça Afrânio Jorge, mais conhecida como Praça da Faculdade, no bairro do Prado, essa última tida como um dos principais espaços de convivência de Maceió.

Parte desse importante trabalho tem sido possibilitada por meio do Projeto Adote uma área pública. O trabalho, que é regido por um Projeto de Lei de dezembro de 2013, tem como objetivo a requalificação de praças, jardins públicos, canteiros centrais, mirantes e demais áreas verdes na capital.

No Corredor Vera Arruda, o espaço foi entregue a população com ciclovia, passeio, duas quadras de areia, bancos, playground para as crianças. O local, entre outros benefícios, foi totalmente iluminado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e recebeu os serviços de arborização e jardinagem da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Na oportunidade da entrega, o prefeito Rui Palmeira destacou que a obra é resultado de mais uma parceria com a iniciativa privada. “Temos batido em várias portas e buscado essas parcerias. Em um momento de crise, a obra está pronta, mas foi a iniciativa privada quem custeou e o mesmo tem acontecido em outras áreas da cidade”, disse.

“Parcerias com a iniciativa privada são importantes, pois garantem a realização de obras, como as de requalificação de espaços públicos. Na Praça Central da Colina dos Eucaliptos estão sendo investidos aproximadamente R$ 600 mil. Quase metade desse valor é bancado pela iniciativa privada. Com a finalização das obras, a região vai ganhar mais que uma praça, pois o local se tornará um parque urbano, haja vista a quantidade de equipamentos de esporte e lazer para a comunidade, com iluminação e espaços de convivência adequados”, explicou Rui.

Para a Praça da Faculdade, o projeto prevê a recuperação do Panteão, construção de piso intertravado, piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, bancos, espaço para gastronomia, espaço para feiras, equipamentos de ginástica, paraciclos, pista de skate, quadra de vôlei, quadra poliesportiva, playground, caramanchão com mesas para jogos, baias para ônibus e táxi, estacionamento para veículos e paisagismo.

Já a Praça Joaquim Marques Luz, mais conhecida como Praça do Sanatório, recebe melhorias que irão beneficiar a população. No projeto está previsto um playground feito com madeira legal, bancos, paisagismos, iluminação, piso tátil, estacionamentos-baias para ônibus do terminal e quadra poliesportiva.

O projeto

A Prefeitura de Maceió sancionou em dezembro de 2013, a Lei nº 6.286 criando o Projeto Adote uma Área Pública com a finalidade de promover uma melhora na estrutura física, paisagística e a manutenção do espaço. A empresa ou sociedade organizada poderá divulgar o que ela fez na localidade.