Cidades
Cooperativa de agricultores rurais é inaugurada em Joaquim Gomes


Produção de tangerina, entre outros produtos, terá novo suporte, após efetivação de cooperativa. (Foto: Divulgação)
A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Joaquim Gomes e Região (Coopaf) foi inaugurada, nessa quinta-feira (24), no Centro Cultural do município da Zona da Mata. Formada por agricultores assentados por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), a associação tem em vista a geração de renda para trabalhadores rurais, além de incentivar a produção na região e contribuir para o desenvolvimento social de Joaquim Gomes.
Para Rosiete de Oliveira, presidente da Coopaf, a cooperativa é um sonho realizado. “Estou bastante emocionada porque só eu sei do trabalho que tivemos para tornar o sonho dessa cooperativa realizar. Gostaria de agradecer a todas as pessoas envolvidas, aos órgãos parceiros que não mediram esforços para nos ajudar nesse sonho”, disse a presidente.
O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas, Jaime Silva, ressaltou o papel do órgão.
“Como intermediador do crédito fundiário em Alagoas, o Iteral quer contribuir sempre com ações como essa e, por isso, vai trabalhar de maneira efetiva, na compra de terra, na assistência técnicas no campo para viabilizar que o que é produzido pelos agricultores rurais chegue à mesa da população e gere renda”, frisou Silva.
Dentre a produção da cooperativa estão frutas, raízes, verduras e legumes, como alface, banana, tangerina, macaxeira, melancia, batata, coco verde, mamão e abacaxi. A Coopaf está localizada no bairro Asplana e a direção promete ações para o crescimento do agricultor.
“A associação vai promover diversas ações, desde cursos de capacitação à distribuição do que é produzido na zona rural do município”, ressaltou Rosiete, também conhecida como Rosa.
Autoridades estiveram presentes ao evento, como o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Estevão Vasconcellos, a superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas, Lenilda Lima, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Eliseu Rego, e membros do Executivo Estadual e Municipal.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99