Cidades
Prefeitura de Maceió apoia retomada do Projeto Velas Artes

Artistas plásticos alagoanos darão cores e vida a velas em jangadas de Maceió, a partir de outubro, por meio do Projeto Velas Artes, que depois de décadas foi reativado, graças à parceria do Sebrae e da Prefeitura de Maceió. De 28 a 30 de setembro, os artistas alagoanos se reúnem no Armazém Uzina para pintar as 15 velas da Associação dos Jangadeiros de Maceió. O projeto será relançado no dia 03 de outubro, às 19h, na praia de Pajuçara.
Mirna Porto, arquiteta e coordenadora geral de Qualificação Profissional da Semtabes, foi convidada para fazer a curadoria do Salão Marítimo de Artes Visuais – o Velas Artes. “O projeto surgiu no Sebrae há 21 anos pela inteligência criativa de Gustavo Guilherme Leite. Depois de duas edições de sucesso, ele parou. Agora o Sebrae está trazendo de volta contando com a parceria da Prefeitura, fazendo parte da campanha Compre do Pequeno Negócio e das ações dos 200 anos de Maceió. Para mim, é uma alegria enorme fazer a curadoria do projeto, que agora vem como uma homenagem ao seu idealizador, aos artistas alagoanos e à cultura local, por meio dos jangadeiros”, destacou.
Segundo ela, a escolha dos artistas seguiu alguns critérios como a importância dos trabalhos no desenvolvimento da cultura local e participação nas edições anteriores. “É uma grande homenagem ao grande Gustavo Leite, um homem que apesar de ter morrido jovem , contribuiu enormemente para o enriquecimento cultural do Estado e do Município”, complementou Mirna.
Além do lançamento na noite do dia 03 de outubro, nas manhãs dos dias 04 e 05, as jangadas irão navegar entre as águas da Pajuçara e Ponta Verde, apresentando a todos os trabalhos dos 15 artistas plásticos, entre eles, Suel Damasceno, Tania Pedrosa, Salles Tenório e Paulo Caldas.
São apoiadores do evento o Armazém Uzina e a Miracor. De 28 a 30 de setembro, a imprensa poderá acompanhar a confecção das velas exclusivamente das 16h às 17h, no Armazém Uzina. “Neste projeto a Prefeitura está envolvida, por meio da Semtabes, Fundação Municipal de Apoio à Cultura e Secretaria Municipal de Turismo. Para nós, é motivo de orgulho participar de um evento que resgata e valoriza a cultura local”, disse Solange Jurema, secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.
Gustavo Leite
Gustavo Leite foi um teatrólogo que, na década de 1980, coordenou o primeiro projeto de interiorização do teatro alagoano ao lado de Maria Beatriz Brandão Sá. Ambos também foram coautores da pesquisa e roteiro do espetáculo Tambores dos Palmares, encenado em 2000 na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. O teatro do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso recebeu o nome de Gustavo Leite, também uma homenagem do Estado ao teatrólogo.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado