Cidades

Maceió: Prefeito autoriza reforma do 20º terminal de ônibus

18/09/2015
Maceió: Prefeito autoriza reforma do 20º terminal de ônibus
Prefeito assinou ordem de serviço para reforma no terminal do Paraíso do Horto. (Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió)

Prefeito assinou ordem de serviço para reforma no terminal do Paraíso do Horto. (Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió)

Mais um terminal de ônibus de Maceió está recebendo ações de revitalização da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Desta vez, o terminal do Conjunto Paraíso do Horto, no bairro Chã da Jaqueira, será o beneficiado. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (18) no gabinete do prefeito Rui Palmeira. Com isso, chega a 20 o número de equipamentos contemplados.

Desse total, 13 terminais já foram finalizados. A medida é inédita na capital e abrange terminais que nunca haviam recebido manutenção dessa forma. O prefeito Rui Palmeira comentou mais esta ação na área de mobilidade. “Além da simbologia de chegarmos 20º terminal, esta é uma semana de conquistas para o transporte público em Maceió. Vencemos mais uma etapa da licitação com a entrega das propostas depois de uma luta jurídica árdua. Certamente, quem ganha é a população, desde a reforma de um terminal que pode parecer algo pequeno, mas que é extremamente importante para a população que depende dos ônibus e para os rodoviários seja nas grandes ações, como é o caso da licitação”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O gestor da SMTT, Tácio Melo antecipou: “até março do próximo ano, queremos reformar outros seis terminais, abrangendo os bairros para dar mais conforto, comodidade e dignidade ao usuários do transporte público e aos rodoviários”. Ele enumerou que os terminais Trapiche da Barra, Rio Novo, Conjunto Cidade Sorriso II, Rotary e Sanatório estão sendo revitalizados. Mocambo e do Osman Loureiro também estão no cronograma.

A reforma, orçada em R$18 mil em recursos do próprio município, foi planejada com base em um estudo técnico que contou com a participação de trabalhadores do local e comunidade. Renato Rodrigues, representante da empresa responsável pela obra (Construtora Ronaldo Dias) explicou que, iniciada a reforma, as obras devem durar 90 dias. “Faremos a reforma de toda a parte hidráulica e elétrica, nivelamento do piso, colocação de cerâmica e implementaremos acessibilidade”, disse. O espaço receberá nova coberta e seguirá o padrão visual adotado pela SMTT nos demais terminais.

Licitação

O prefeito lembrou que a partir da efetivação dos consórcios para gestão do transporte público por ônibus, a população terá ainda mais conquistas, entre elas, a garantia de terminais organizados e em bom estado. “Todos estes terminais serão repassados para as empresas, que serão responsáveis por realizar a limpeza, segurança e manutenção a partir das assinaturas do contrato”, finalizou Rui.