Geral

Semarh desburocratiza processos e assegura recursos para implantar sistemas

10/09/2015
Semarh desburocratiza processos e assegura recursos para implantar sistemas
Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, definiu a execução das obras dos 47 sistemas de abastecimento coletivo em Cacimbinhas como um trabalho sério que venceu a burocracia (Foto: Márcio Ferreira)

Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, definiu a execução das obras dos 47 sistemas de abastecimento coletivo em Cacimbinhas como um trabalho sério que venceu a burocracia (Foto: Márcio Ferreira)

Um trabalho sério e com dedicação para vencer a burocracia. Assim definiu o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, durante a solenidade de assinatura de ordem de serviço para a execução das obras dos 47 sistemas de abastecimento coletivo no povoado Sítio Gravatá em Cacimbinhas, nesta quarta-feira (9).

O investimento na ordem de R$ 7 milhões se transforma em realidade após um período de oito meses em que a Semarh conseguiu retornar para o Estado o recurso que estava devolvido ao Ministério da Integração.

“Não existe burocracia que possa vencer a vontade em contribuir efetivamente com a população sertaneja, que tem vivenciado uma situação muito complicada com a seca. Durante oito meses, atuamos para destravar um processo que estava com recursos devolvidos. O próximo passo agora é iniciar as obras que ampliarão o abastecimento de água em vinte municípios”, explicou o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Segundo o secretário Alexandre Ayres, logo no início da gestão Renan Filho em Alagoas, houve uma reunião com representantes do Programa Água Para Todos, no qual foi informado que somente Alagoas não havia executado as obras. Prontamente, a Semarh firmou um compromisso para recuperar os recursos e dar encaminhamento aos trâmites legais.

O esforço da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos foi reconhecido hoje pelo agricultor José Moreno. A residência dele e sua família foi o local escolhido para autorizar o começo das obras.

“Tenho que agradecer ao governador Renan Filho por ter um secretário de Meio Ambiente que atua alinhado ao governo, ao pensar no bem da população quando o objetivo é trazer água para as nossas famílias”, declarou José Moreno, ao acrescentar que a chegada da água no Sítio Gravatá também contribuirá para a economia da pecuária de leite, uma das principais fontes de renda da região.

Presente à solenidade, o deputado federal Marx Beltrão fez questão de destacar o engajamento da bancada em Brasília, junto ao Ministério da Integração, em uma corrida contra o tempo para assegurar, ainda este ano, a construção dos sistemas coletivos de abastecimento.

“O Governo do Estado trabalha em conjunto com a bancada federal, com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que Alagoas não perca recursos. Recordo-me que, durante a campanha, o governador Renan Filho disse que a água é um bem fundamental para o desenvolvimento da região. E agora, o governador cumpre a sua palavra”, enalteceu o parlamentar.

Contemplados

Mais de duas mil famílias residentes na região do Semiárido alagoano serão contempladas com a implantação de 47 sistemas coletivos de abastecimento de água. À medida que os sistemas coletivos forem implantados, um aparelho dessalinizador estará à disposição das famílias, tendo em vista que a água retirada do subsolo no Semiárido é salobra.

Nesta primeira etapa do Programa Água para Todos, os municípios Maravilha, Inhapi, Ouro Branco, Água Branca, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Olho D’Água das Flores, Olivença, Carneiros, Canapi, Senador Rui Palmeira, Batalha, Minador do Negrão, São José da Tapera, Cacimbinhas, Palestina e Lagoa da Canoa serão contemplados com os investimentos do Governo do Estado em conjunto com o Ministério da Integração.