Geral

Biblioteca Professor Sávio de Almeida mantém produção técnica e científica do Estado

03/09/2015
Biblioteca Professor Sávio de Almeida mantém produção técnica e científica do Estado

A biblioteca dispõe de 2.857 livros, além de 376 CDs, 26 títulos de periódicos – entre jornais e revistas, 285 mapas e uma série histórica de Diários Oficiais que vai de 1915 a 2010, somando 391 exemplares no total (Fotos: Ascom Seplag)

A biblioteca dispõe de 2.857 livros, além de 376 CDs, 26 títulos de periódicos – entre jornais e revistas, 285 mapas e uma série histórica de Diários Oficiais que vai de 1915 a 2010, somando 391 exemplares no total (Fotos: Ascom Seplag)

Em outubro de 2004, a Biblioteca Professor Luiz Sávio de Almeida – da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) foi fundada. Como depositária central do sistema de produção técnica e científica do Poder Executivo do Estado de Alagoas, a biblioteca garante a manutenção e salvaguarda dos trabalhos produzidos pela pasta ao longo desse tempo.

Sua história começou na década de 70, quando pertencia à antiga Fundação Instituto Planejamento (Fiplan). Mas só em 2004, em homenagem ao seu diretor naquele ano, o historiador e professor alagoano Luiz Sávio de Almeida, é que a biblioteca foi denominada como é conhecida atualmente.

O local é um aparelho da Seplag que está à disposição dos servidores de todo o Estado. Possui um amplo e arejado espaço de leitura e conta com uma equipe técnica no atendimento. Para ter acesso ao material de leitura, o servidor pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com Maria Gorileide Pereira, atual gerente de biblioteca e documentação, e servidora há dez anos, a depositária possui um acervo com exemplares de diversas publicações técnicas e científicas, estudos e projetos realizados pelos servidores da Seplag, no campo de atuação socioeconômica. “Nossa biblioteca é especializada e tem o foco no âmbito socioeconômico. Informações em áreas como a da estatística, economia e administração compõem o acervo e trazem o desafio de manter as publicações sempre atualizadas”, explicou a servidora.

A Biblioteca Professor Luiz Sávio de Almeida funciona na unidade de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, na Rua Dr. Cincinato Pinto, 503, Centro. “Não fechamos no período do almoço. A proposta é tornar o ambiente de leitura uma boa opção para o estudo durante este horário. Os servidores estão convidados a conhecer, trazer seus filhos, frequentar, divulgar e desfrutar do lugar. Climatização agradável, silêncio, boa iluminação e acesso ao Wi-Fi são garantidos por nossa equipe”, ressaltou a gerente.

O serviço de empréstimo também é oferecido para os servidores exclusivos da Seplag. Segundo Maria Gorileide, o prazo para entrega é de até dez dias, mas no caso de periódicos como revistas, é permitido o empréstimo apenas nos finais de semana. “A ideia é que a leitura seja feita com mais calma e o leitor tenha a oportunidade de deleitar-se com o nosso material”, endossou a bibliotecária.

O número de livros disponíveis é de 2.857, além de 376 CDs, 26 títulos de periódicos – entre jornais e revistas, 285 mapas e uma série histórica de Diários Oficiais que vai de 1915 a 2010, somando 391 exemplares no total.

“Livros são pessoas, pois trazem sempre a história de alguém, e as pessoas são como livros que precisam ser lidas para serem compreendidas”, finalizou Maria Gorileide.