Cidades

Lixão está provocando sérios e graves problemas ambientais em Girau do Ponciano

03/09/2015
Lixão está provocando sérios e graves problemas ambientais em Girau do Ponciano
girau do P2
A população da cidade de Girau do Ponciano, localizada na Região Metropolitana do Agreste (RMA) está sendo seriamente prejudicada com sérios problemas de saúde pública em razão da fumaça provocada pelo lixão da cidade localizado próximo a área urbana na Rua Padre Afrânio Pinheiro no bairro São Tarcisio.. O problema afeta com maior incidência crianças e idosos com graves problemas respiratórios provocado pela fumaça.
De acordo com noticias chegadas ao blog, a fumaça exala  geralmente no período da noturno quando todos estão dormindo e a poluição invade o interior das residências. Os moradores acordam com dificuldade de respirar inalando a fumaça toxica.
“Minha avó tem 83 anos e o quadro de saúde dela se agrava a cada dia em razão da e fumaça provocada pelo lixão sem nenhum controle por parte da Prefeitura Municipal, “ relatou um morador da cidade.
De acordo com moradores próximos ao lixão o problema é antigo, já vem ocorrendo desde outras administrações e os gestores municipais não tomam nenhuma providência. Inclusive o município já foi multado em razão dos grave crime ambiental que prejudica toda a população.

Enquanto o problema não for solucionado cumprindo as normas exigidas pelo Meio Ambiente, de forma definitiva, os moradores reivindicam  da Prefeitura Municipal envie, pelo menos, máquinas retroescavadeiras para retirar o excesso resíduos que estão sendo incinerados diariamente sem nenhum controle. A solução para o grave problema ambiental é a transferência do lixão para um aterro sanitário que não tem prazo definido segundo os moradores.