Geral

Reunião define metas para monitoramento da qualidade da água em Alagoas

03/09/2015
Reunião define metas para monitoramento da qualidade da água em Alagoas
Estado está atento na conservação da qualidade de seus recursos naturais. (Foto: Acervo Semarh)

Estado está atento na conservação da qualidade de seus recursos naturais. (Foto: Acervo Semarh)

Iniciou nesta quarta-feira (2), seguindo até esta sexta-feira (4), a reunião de definição de metas do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QualiÁgua), da Agência Nacional de Águas (ANA). O encontro ocorre na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos com o propósito de estimular a padronização dos métodos de coleta das amostras de água e posteriormente a divulgação dos dados.

O coordenador Nacional de Água da ANA, Maurren Vieira, estará durante os três dias em contato permanente com as equipes da Semarh e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Nesta quarta, Vieira apresentou o funcionamento do QualiÁgua e ressaltou a importância de o estado manter o controle sobre a qualidade dos recursos naturais.

“Nosso objetivo é estimular a qualidade das águas junto à medição de vazão, divulgando estes dados de maneira periódica. Este estudo é realizado por intermédio de repasse financeiro por pontos monitorados. A rede proposta para Alagoas contém 35 pontos que podem ser fiscalizados pelo estado”, explicou Maurren Vieira.

Além disso, de acordo com o coordenador, o governo recebe uma contribuição com este trabalho na melhoria de equipamentos e capacitação de técnicos para que o QualiÁgua tenha continuidade após o seu encerramento.

Participaram da reunião desta quarta-feira com algumas intervenções o gestor da Sala de Alerta Gino Oliveira; o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho; e o consultor e geólogo Wilton Rocha, representando a Semarh. O IMA enviou o gerente de laboratório Manoel Messias e o técnico em química, Luiz Antônio.