Geral

Obras do esgotamento da Pajuçara serão finalizadas em novembro

02/09/2015
Obras do esgotamento da Pajuçara serão finalizadas em novembro
Obras de esgotamento sanitário em Maceió estão andando a contento. (Foto: Ailton Cruz)

Obras de esgotamento sanitário em Maceió estão andando a contento. (Foto: Ailton Cruz)

A superintendente de Obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Sílvia Valéria, concedeu entrevista, nesta terça-feira (1), à TV Gazeta, para o Jornal AL TV 1ª e 2ª edição. O primeiro esclarecimento foi sobre as obras do esgotamento sanitário da Pajuçara, que devem ser finalizadas na primeira quinzena de novembro deste ano. Ela falou ainda sobre o esgotamento sanitário da Baixa Maceió e a ampliação do abastecimento de água da capital alagoana.

Sílvia Valéria explicou que a obra é muito complexa e em virtude disso requer este tempo de conclusão.

“É uma obra bem complicada, visto que está sendo colocada uma tubulação de 1.100 milímetros, numa profundidade de aproximadamente 6 metros. É uma obra lenta, que infelizmente foi atrapalhada pela chuva”, esclareceu a superintendente.

“Por conta das chuvas, as obras atrasaram quase dois meses do nosso cronograma. Felizmente, a tendência agora é das chuvas diminuírem e a obra acelerar. Essa é a última etapa da obra. As obras sendo finalizadas em novembro; no mês de dezembro, já teremos funcionalidade, pois ainda fazemos testes da rede, verificamos se as estações elevatórias estão de fato funcionando e isso leva um mês a 45 dias. Depois de concluída é passada para a Casal [ Companhia de Saneamento de Alagoas], que é quem vai operacionalizar todo o sistema”, disse a superintendente da Seinfra.

Ela ainda ressaltou que embora as obras causem transtornos no trânsito e incômodos a população, é importante lembrar que grandes benefícios virão após a conclusão. “Vamos minimizar consideravelmente as línguas negras. Esse sistema abrange o Stella Maris, Cruz das Almas, Jacarecica, Jatiúca e Pajuçara. Toda essa região vai ficar saneada”, lembrou Silvia.

Sobre o esgotamento sanitário da Baixa Maceió, a superintendente esclareceu que o Tribunal de Contas da União (TCU) está analisando algumas demandas da obra. “Já mandamos todas as repostas ao TCU, algumas foram acatadas e outras estão em análise. O prazo para finalização dessa obra só pode ser concreta após as respostas do TCU, mas acredito que em 30 a 60 dias retomaremos”, explicou.

A ampliação do sistema de abastecimento d’água que vai beneficiar os moradores da Serraria e Riacho Doce também entrou em pauta. “Para essa obra, estamos aguardando a liberação do IMA [Instituto do Meio Ambiente], porque vai ser preciso cortar uma parte da mata”, finalizou Silvia Valéria.

Investindo mais de R$ 1 bilhão em recursos, o Governo de Alagoas pretende levar esgotamento sanitário à 70% de Maceió.

A intervenção na Bacia da Pajuçara ampliará a cobertura na rede de esgotamento do litoral de Maceió, atendendo aos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Com o valor aproximado de R$ 50 milhões, a obra é um convênio com o Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal.