Geral

Detran promove oficinas do programa ‘Educando Jovens para o Trânsito’

02/09/2015
Detran promove oficinas do programa ‘Educando Jovens para o Trânsito’
Detran deu início às oficinas de acompanhamento pedagógico do programa “Educando Jovens para o Trânsito" (Fotos Divulgação)

Detran deu início às oficinas de acompanhamento pedagógico do programa “Educando Jovens para o Trânsito” (Fotos Divulgação)

Com o intuito de implantar a educação para o trânsito de forma transversal nas escolas públicas e privadas de ensino médio em Alagoas, a equipe de Educação para o Trânsito (Edutran) deu início às oficinas de acompanhamento pedagógico do programa “Educando Jovens para o Trânsito”.

Iniciado em 2014, o programa é resultado de uma parceria exitosa entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e a Secretaria de Estado da Educação.

Neste ano letivo de 2015, foram realizadas oficinas nas Coordenadorias Regionais de Ensino – (CREs) nas 12ª CRE de Rio Largo, 5ª. CRE de Arapiraca e 2ª. CRE de São Miguel dos Campos, o que já contempla a adesão de 23 escolas distribuídas em 13 municípios, que são Messias, Flexeiras, Chã do Pilar, Rio Largo, Arapiraca, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Traipu, Campo Alegre, Boca da Mata, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel e Coruripe.

De acordo com o coordenador da Edutran, Daniel Celestino, o entusiasmo dos participantes das oficinas e a receptividade dos técnicos das Cres e da SEE envolvidos com o programa mostram que é uma iniciativa que trará bons resultados. As oficinas terão continuidade nas demais coordenadorias regionais de ensino e a meta é alcançar ainda este ano 100 escolas em no mínimo 40 municípios.

“Durante as oficinas são apresentados os objetivos do programa, os recursos didáticos disponíveis para professores e alunos, além de ser um grande momento de troca de experiências entre professores, escolas e os técnicos do Detran/AL”, destacou o coordenador.

Com os resultados do programa tem-se a formação de uma grande rede de educação para o trânsito formada pelos educadores que se tornam multiplicadores de trânsito nas escolas. Este conhecimento se estenderá até as famílias à medida que o processo de conscientização é levado pelos alunos ou é disseminado pela realização de ações educativas envolvendo os pais.

Além disso, outra meta do programa para este ano é o de envolver as superintendências municipais de trânsito das regiões, para reforçar a necessidade de sinalização nas imediações das escolas.