Geral

Sesau realiza capacitação sobre Gerenciador de Ambiente Laboratorial

02/09/2015
Sesau realiza capacitação sobre Gerenciador de Ambiente Laboratorial
Capacitação para os funcionários da Sesau que vai permitir o acesso online de exames para laboratórios por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Foto Olival Santos)

Capacitação para os funcionários da Sesau que vai permitir o acesso online de exames para laboratórios por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Foto Olival Santos)

Criado para permitir o acesso on-line de exames para laboratórios, o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) está implantado e já em funcionamento em Alagoas. E para garantir a utilização correta do sistema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove uma capacitação para utilização do gerenciador.

O curso está sendo executado pelo Laboratório Central (Lacen) nos dias 2 e 3.

O curso acontece no auditório Arthur Ramos, na Sesau, reunindo técnicos municipais de Vigilância Ambiental de 35 municípios, sobre o gerenciamento da água para consumo humano. O treinamento foi ministrado pelo doutor em química Sebastião Palmeira, que é técnico do Lacen/AL.

“O sistema permite a agilidade da Vigilância Ambiental para a obtenção de informações e, consequentemente, a garantia de respostas rápidas que auxiliam nas tomadas de decisões”, esclareceu Palmeira.

O técnico informa ainda que, além das 35 cidades participantes do curso, 41 municípios já foram capacitados sobre o uso do GAL. “A meta é que os 102 municípios alagoanos tenham seus técnicos capacitados nos próximos 60 dias”, destacou.

Palmeira explicou que o sistema permite o gerenciamento das rotinas, além do acompanhamento das etapas para a realização dos exames e relatórios. “O gerenciador envia os resultados suspeitos ou confirmados de doenças de notificação compulsória diretamente ao Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan). O Sistema é capaz de auxiliar os gestores a construírem politicas públicas baseadas em dados reais colhidos de forma célere e segura”, ressaltou.

O técnico do Lacen destacou também que a adoção integral do sistema faz parte do compromisso da gestão estadual em garantir mais eficiência e segurança na assistência pública da saúde em Alagoas. Palmeira lembrou que, com trabalho e compromisso, a administração estadual tem conseguido aperfeiçoar todos os procedimentos laboratoriais a exemplo da recepção, analise e encaminhamento de laudos, o que garante mais segurança e bem-estar para todos os alagoanos.