Geral

Secretária de Saúde discute regionalização em Jequiá e São Miguel

01/09/2015
Secretária de Saúde discute regionalização em Jequiá e São Miguel
Secretária Rozângela Wyszomirska ao explicar a importância da pactuação e os benefícios na melhoria dos serviços (Fotos Carla Cleto)

Secretária Rozângela Wyszomirska ao explicar a importância da pactuação e os benefícios na melhoria dos serviços (Fotos Carla Cleto)

Mais duas regiões de saúde em Alagoas decidiram pactuar os serviços, dentro do projeto de regionalização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta segunda-feira, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, esteve reunida com os gestores para definir a contribuição de cada município dentro dessa pactuação.

A meta é promover a melhoria da saúde do Estado, facilitando a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro encontro foi em Jequiá da Praia, com gestores e prefeitos da sexta região (que envolve oito municípios da Região Sul e Baixo São Francisco). “O que nós estamos fazendo aqui é efetivando a regionalização dos serviços de saúde e temos avançado, fizemos oficinas nas 10 regiões e estamos retornando para pactuação”, disse a secretária. Além da quinta e sexta, já pactuaram a terceira e quarta regiões. Nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, uma equipe do Ministério da Saúde estará em Alagoas para tomar conhecimento do que foi pactuado e ter um encontro com os gestores municipais das regiões.

O prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, destacou a importância do projeto, lembrando que o mesmo contribuirá para melhoria dos serviços de saúde. E, ainda, que trará benefícios significativos para a região, que já atua através do sistema de consórcio, o Cone Sul, fundamental em diversas áreas e que contribui para um serviço de qualidade. Na sexta região foram pactuados serviços na atenção básica e vigilância em saúde e, após uma discussão que ainda haverá, serão definidos os de média e alta complexidade.

Ainda em Jequiá, a técnica do Programa de Combate à Dengue, Chicungunya e Zika, Isolda Wanderley conversou com os gestores sobre as ações que a Sesau realiza para combater a Zika. Em Alagoas, treze casos foram confirmados. No Estado, há unidades sentinelas em Maceió no Hospital Escola Hélvio Auto, Assis Chateaubriand, Hospital Unimed e em Delmiro, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Arapiraca e Coruripe.

O fortalecimento da rede de saúde também se confirmou em São Miguel dos Campos, onde os gestores também pactuaram os serviços, com a definição de leitos hospitalares, cooperação técnica, atenção básica, vigilância em saúde, entre outros.