Geral

Governador convoca parceria em defesa de escolas de tempo integral

31/08/2015
Governador convoca parceria em defesa de escolas de tempo integral
“Não vamos melhorar o nosso estado se não revolucionarmos a educação. Mas a revolução não é feita em sete meses. Nós estamos mudando muita coisa e a revolução virá pelo trabalho coletivo”, declarou Renan Filho (Fotos: Márcio Ferreira)

“Não vamos melhorar o nosso estado se não revolucionarmos a educação. Mas a revolução não é feita em sete meses. Nós estamos mudando muita coisa e a revolução virá pelo trabalho coletivo”, declarou Renan Filho (Fotos: Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho participou nesta segunda-feira, 31, do anúncio das 13 novas escolas de tempo integral do Estado. O modelo será aplicado a partir do ano que vem, tendo como referência a unidade Marcos Antônio, a primeira incluída no sistema. Todas as Gerências Regionais de Educação foram contempladas, em 12 municípios.

“A escola em tempo integral é um modelo muito importante para nós. Queremos oferecer aos jovens uma educação de mais qualidade e prepará-los para o mercado de trabalho. Outros estados já fizeram isso, como Ceará e Pernambuco. Aqui, era investido zero em ensino profissionalizante”, apontou Renan Filho.

Sobre o plano de ação, o governador adiantou como será o processo. “Não vamos começar a escola de tempo integral no primeiro, no segundo e no terceiro ano do ensino médio de uma vez. O trabalho começa agora no primeiro ano e, em três anos, a maior parte dos alunos da escola estará no sistema. O trabalho está sendo feito com planejamento”, afirmou o chefe do Executivo.

Para que o programa dê resultados, Renan Filho conclamou diferentes parceiros – comunidade acadêmica, professores dessas escolas, prefeitos, Secretaria da Educação.

“Não vamos melhorar o nosso estado se não revolucionarmos a educação. Mas a revolução não é feita em sete meses. Nós estamos mudando muita coisa e a revolução virá pelo trabalho coletivo”, declarou o governador.

Foi enfático na mudança dos princípios adotados. “Colocaremos recursos onde precisa e cortaremos gastos desnecessários, estabelecendo uma política pedagógica, alfabetizando adultos, fortalecendo a alfabetização da criança na idade certa, melhorando o ensino fundamental e tendo um ensino médio digno”, resumiu Renan Filho.

Durante a solenidade, no Palácio República dos Palmares, o governador citou novas propostas adotadas na educação. O programa Escola da Hora injetou R$ 5,5 milhões em todas as unidades da rede estadual, no intuito de agilizar pequenas reformas.

Na semana passada, foi lançado o programa Vem que Dá Tempo, que tem como meta alfabetizar milhares de adultos alagoanos.

“Sempre quando é criado um programa importante, a comunidade fica esperançosa. Vamos fazer valer a esperança do alagoano. Vamos transformar o ensino de tempo integral numa vertente que melhore a nossa educação. Assim, estaremos cumprindo bem o nosso papel”, pediu o governador, ainda em referência ao modelo de tempo integral.

Confira as escolas escolhidas:

1ª GRE – E. E. Rodriguez de Melo – Maceió

2ª GRE – E. E. José Aprígio Brandão Vilela – Teotônio Vilela

3ª GRE – E. E. Graciliano Ramos – Palmeira dos Índios

4ª GRE – E. E. Joaquim Diegues – Viçosa

5ª GRE – E. E. Professora Izaura Antônia de Lisboa – Arapiraca

6ª GRE – E. E. Professora Laura Maria Chagas de Assis – Santana do Ipanema

7ª GRE – E. E. Dr. Carlos Gomes de Barros – União dos Palmares

8ª GRE – E. E. Lucilo José Ribeiro – São José da Tapera

9ª GRE – E. E. Ernani Mero – Penedo

10ª GRE – E. E. Professora Maria Antônia de Oliveira Santos – Matriz do Camaragibe

11ª GRE – E. E. Watson Clementino de Gusmão Silva – Delmiro Gouveia

12ª GRE – E. E. Francisco Leão – Rio Largo

13ª GRE – E. E. Geraldo Melo dos Santos – Maceió