Geral

Sistema da Arsal contribui com redução de assaltos a transportes complementares

28/08/2015
Sistema da Arsal contribui com redução de assaltos a transportes complementares
Veículos estão dispondo de mais segurança. (Foto: Acervo Secom/AL)

Veículos estão dispondo de mais segurança. (Foto: Acervo Secom/AL)

O sistema de monitoramento eletrônico por meio de rastreadores da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) tem contribuído para a segurança dos transportes complementares de Alagoas.

Em entrevista à TV Gazeta, nessa quinta-feira, 27, a técnica da diretoria de transportes do órgão, Alana Leite, explicou que o serviço foi criado há um ano e tem ajudando a reduzir o número de assaltos aos transportes complementares nas rodovias do estado.

Segundo a técnica Alana Leite, esse monitoramento dos transportes complementares é realizado em uma sala na sede da Arsal, onde os monitores acompanham, em tempo real, a movimentação do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, em Maceió e no interior de Alagoas.

Além de fiscalizar o itinerário, o monitoramento por GPS, é instalado no veículo com um botão antipânico que, ao ser acionado, envia a sua localização para a empresa de segurança responsável pelo rastreamento, a quem caberá o acionamento imediato da polícia.

De acordo com Alana Leite, o sistema foi criado há um ano e diariamente ele é acionado, em média, 150 vezes. “Desse número, 50 são de casos reais. Os responsáveis pelo videomonitoramento ligam para o número que os permissionários passam, para saber se o botão de pânico foi acionado realmente ou se foi acidentalmente. Se for algo real, a polícia é acionada para dar suporte a esses motoristas”, explica.

Por meio desse sistema é possível verificar pontos como itinerário das vans, horário de partida e chegada, além da velocidade máxima permitida nas vias. Em um ano, 677 transportes foram autuados.