Geral

Provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática serão dia 12

27/08/2015
Provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática serão dia 12
Alunos alagoanos estão empenhados por bons resultados. (Foto: Valdir Rocha)

Alunos alagoanos estão empenhados por bons resultados. (Foto: Valdir Rocha)

De olho na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que ocorre no dia 12 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em todo o país, técnicos e coordenadores regionais da Secretaria de Estado da Educação (SEE) se reuniram nesta quarta-feira (26) com o coordenador da Olimpíada em Alagoas, professor Adelailson Peixoto. O treinamento aconteceu na Escola Correia Titara, no Cepa e, na pauta, constavam informes sobre a logística para a aplicação das provas.

No dia 2 de junho, 370 mil alunos de 750 escolas públicas – sendo mais de 60 mil da rede estadual – participaram da primeira fase da Olimpíada, que, em Alagoas, é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nesta segunda etapa, que consiste em avaliações com questões abertas, são esperados 20 mil estudantes em todo o estado.

“Neste treinamento com as coordenadorias, repassamos informes acerca dos procedimentos de aplicação das provas e também discutimos estratégias para incentivar a ampliação da participação das escolas na olimpíada”, explicou o coordenador Adelailson Peixoto.

De acordo com coordenador da OBMEP pela SEE, Roohelmann Pontes, os alunos terão pelo menos uma unidade escolar referência como centro de aplicação em cada Regional e, nos casos com maior volume de estudantes, como a capital, este número poderá ser ampliado.

Também serão disponibilizadas salas com intérpretes de Libras para alunos surdos, ledores de Braille para estudantes cegos e ainda salas para alunos adventistas.

“A OBMEP é uma iniciativa inclusiva e que estimula o interesse pelas ciências exatas. Estamos trabalhando na logística da aplicação das provas em todo o estado. Em Maceió, os alunos da parte baixa farão as provas no Ifal, enquanto os da parte alta se concentrarão em quatro escolas do Cepa: Afrânio Lages, Moreira e Silva, Laura Dantas e Maria José Loureiro”, adiantou o coordenador.

Premiação 2014 – A OBMEP é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Governo Federal, que visa estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, investindo nos estudantes que demonstram potencial na área com bolsas de iniciação científica e formações pela Ufal.

No próximo dia 3, o Governo do Estado, por meio da SEE e a Universidade Federal, premiarão os 70 alunos medalhistas de prata e de bronze da edição 2014 da olimpíada.Durante o evento, que tem início às 9h, no auditório Aquatune, no Palácio da República dos Palmares, também serão premiadas 20 escolas, 22 professores e duas secretarias com desempenho destacado no evento.