Geral

Mais de uma tonelada de lixo é recolhida por cooperativa em evento esportivo

25/08/2015
Mais de uma tonelada de lixo é recolhida por cooperativa em evento esportivo
 Catadores que fazem parte da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) recolheram materiais recicláveis durante provas do evento esportivo (Foto: Ascom/IMA)


Catadores que fazem parte da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) recolheram materiais recicláveis durante provas do evento esportivo (Foto: Ascom/IMA)

As atividades do Challenge Maceió, que aconteceram entre a última sexta-feira (21) e domingo (23), renderam mais de uma tonelada de material reciclável para os catadores que fazem parte da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila). O levantamento foi feito nesta segunda-feira (24) pela equipe do Instituto do Meio Ambiente, que participou de todo o evento.
Para que o evento acontecesse dentro do que prevê a legislação ambiental, diversas reuniões foram realizadas com representantes da organização de um dos maiores eventos esportivos que serão realizados em Maceió este ano. Nos encontros, foram acertadas as etapas para a emissão da autorização ambiental e a melhor destinação para os resíduos gerados.
“Emitimos a autorização, mas, mais do que isso, nos certificamos de apoiar o evento da melhor forma possível para o nosso estado. Analisamos a qualidade da água nos pontos onde haveria a parte de natação e apoiamos a organização”, comentou o diretor-presidente do IMA Gustavo Lopes.
O diretor de Desenvolvimento e Pesquisa, Pedro Normande, contou sobre o apoio durante a realização do evento esportivo. “Fizemos a intermediação com a cooperativa de catadores para receber os resíduos sólidos que serão direcionados para a reciclagem e ficamos, todos os dias, com o ônibus da educação ambiental estacionado na praça Multieventos, para mostrar à população um pouco das nossas ações educativas. A lancha do IMA também deu todo apoio no mar”, pontuou.

Evento

O Challenge reuniu provas júnior, para crianças de 8 a 16 anos; woman, exclusivo para mulheres; e sprint, com percurso menor e mais rápido. Além disso, o evento teve como prova principal o triathlon, que aconteceu no domingo (23), com participantes de diversos estados e países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Cingapura. Ao todo, participaram mais de 1,5 mil atletas.
Além do IMA e da equipe de organização, também se envolveram na realização do evento representantes de diversos órgãos públicos, como Secretaria de Estado Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel).