Geral

Empresa palmeirense explica como obter certificado digital

25/08/2015
Empresa palmeirense explica como obter certificado digital
Token é um dispositivo eletrônico gerador de senhas (Foto: Lucianna Araújo)

Token é um dispositivo eletrônico gerador de senhas (Foto: Lucianna Araújo)

Para garantir segurança e proteção às transações online e à troca virtual de documentos, além de mensagens e dados com validade jurídica, órgãos, empresas, pessoas físicas e jurídicas, servidores públicos e profissionais liberais, já passaram a utilizar o Certificado Digital. O Certificado permite que o titular assine, digitalmente, qualquer documento ou transação eletrônica, com atribuições jurídicas iguais às aplicadas por uma pessoa em um documento físico, o papel.

O Certificado Digital pode ser apresentado de duas formas. Uma delas é o token, um dispositivo eletrônico gerador de senhas, geralmente sem conexão física com o computador, podendo, também, em algumas versões, ser conectado a uma porta USB. A outra forma é o cartão magnético. Os preços variam de acordo com a necessidade do usuário, e vão de R$ 145, até R$ 315, com pacotes para um ano ou três anos de validade.

reinaldo1222

De acordo com Rinaldo Araújo Prado, representante da Bravil em Palmeira dos Índios, empresa especializada no desenvolvimento do software que produz o Certificado, o uso desse acessório tem se tornado obrigatório em muitas empresas brasileiras, e também do mundo. Com isso, pessoas e empresas ganham em tempo, dinheiro e também em sustentabilidade, agilizando e desmaterializando processos ou eliminando o uso do papel e minimizando o espeço físico para o seu armazenamento. “As empresas já usam e muitos outros profissionais também, como por exemplo, os advogados. O Certificado Eletrônico tem se tornado essencial para que estes profissionais, que não precisam se deslocar para assinar documentos importantes. Basta, apenas, inserir o cartão ou o token no computador, com acesso à internet, e resolver tudo por ali mesmo”, explicou.

Ele disse, ainda, que a senha é pessoal e intransferível, semelhante a de um cartão de crédito. Outro detalhe é que o Certificado só pode ser adquirido pelo site da empresa Certisign ou pelos representantes autorizados. Além do valor da opção que o cliente escolher nenhum outro valor é pago a terceiros para acessar o site e fazer o pedido. “Em pouco tempo o dispositivo vai ser utilizado em lojas e compras pela internet, impedido que o nome da pessoa seja utilizado ilegalmente porque com o Certificado apenas a pessoa sabe a senha. O pedido pode ser feito pelo site da Certisign e retirado na nossa loja, gratuitamente. Lembrando que o cliente vai pagar apenas pelo token ou pelo cartão magnético”, ressaltou.

A Bravil, em Palmeira, fica na Avenida Govenador Muniz Falcão, ao lado do supermercado Cristo Rei. Informações sobre os documentos necessários para fazer o pedido do dispositivo podem ser obtidas pelo telefone: 99601-2608. Outra opção é acessar o site da Certisign pelo www.certisign.com.br, para outros esclarecimentos e também, para realizar o pedido do Certificado.