Geral

Cavalgada de Chã Preta completa 100 anos de tradição

25/08/2015
Cavalgada de Chã Preta completa 100 anos de tradição
Tradição centenária lembrou grande folclorista alagoano, Pedro Teixeira. (Foto: Ascom Selaj)

Tradição centenária lembrou grande folclorista alagoano, Pedro Teixeira. (Foto: Ascom Selaj)

    Muitos historiadores afirmam que a preservação da cultura é uma das formas de se manter viva as tradições e a identidade de um povo.  Se depender dos moradores de Chã Preta, distante há 105 Km da capital, uma tradição nunca morrerá. Trata-se da Cavalhada de Chã Preta que acontece na cidade há exatos 100 anos.
A “Cavalgada” ou “Cavalhada” é um dos folguedos mais belos que teve origem nos torneios medievais onde os personagens principais são os cavaleiros, vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros) e armados de lanças e espadas.
Para celebrar este momento e também a Semana do Folclore, que este ano homenageou o folclorista Pedro Teixeira, filho ilustre da cidade de Chã Preta, no último domingo, 23, doze cavaleiros se encontraram para a tradicional Cavalhada de Chã Preta. Antes da disputa, os cavaleiros desfilaram pela cidade acompanhados da banda de pífano do Mestre Bia.
Presentes a solenidade, as secretárias estaduais de Cultura, Melina Freitas; e de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba.
O prefeito Audálio Holanda destacou a importância de se manter viva a tradição.
“Agradeço ao governador Renan Filho o apoio, através das secretárias Melina Freitas e Cláudia Petuba e quero também homenageá-las por estarem aqui prestigiando a nossa Cavalgada centenária”, concluiu o gestor.