Geral

Estado e municípios deliberam sobre pactuações para a melhoria das ações de saúde

24/08/2015
Estado e municípios deliberam sobre pactuações para a melhoria das ações de saúde
Momento é para aprovar - ou não - novas estruturas, unidades de saúde, ou mesmo remanejamentos financeiros. (Foto: acervo Secom/AL)

Momento é para aprovar – ou não – novas estruturas, unidades de saúde, ou mesmo remanejamentos financeiros. (Foto: acervo Secom/AL)

Gestores da Saúde estadual e municipais se reuniram durante a IV Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2015 para deliberar acerca das pactuações em prol da melhoria das ações de saúde nos municípios alagoanos.
O encontro aconteceu nesta segunda-feira (24), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Maceió, e teve a secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, coordenadora da CIB, como presidente da mesa de discussão.
“É durante a CIB que reunimos o Estado e os municípios para discutir as questões da política de saúde”, esclareceu Wyszomirska.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, esse é um momento de aprovar – ou não – novas estruturas, unidades de saúde, ou mesmo remanejamentos financeiros. “Tudo isso deve ser pactuado durante a CIB”, lembrou a secretária.
Durante a reunião foram apreciadas pautas como a implantação da Faculdade de Medicina em São Miguel dos Campos. Conforme Sival Clemente, secretário de saúde do município aprovado para receber a instituição, a proposta faz parte do projeto do Ministério da Saúde (MS) que, até 2026, pretende expandir o número de vagas do curso de Medicina, com o propósito de que a nova demanda atenda os pacientes da Atenção Básica.
Wyszomirska falou ainda sobre o programa Mais Especialidades, que visa aumentar a oferta de atendimento médico especializado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias.
Oftalmologia e ortopedia, segundo pontuou a gestora estadual da Saúde, são algumas das maiores demandas, e são as áreas escolhidas pelo MS para o início do projeto.