Geral

Mais de uma tonelada de lixo é recolhida por cooperativa em evento esportivo

24/08/2015

 materialoopvila1222

   As atividades do Challenge Maceió, que aconteceram entre a sexta-feira e do domingo, dias 21 e 23, renderam mais de uma tonelada de material reciclável para os catadores que fazem parte da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila). O levantamento foi feito nesta segunda-feira (24) pela equipe do Instituto do Meio Ambiente, que participou de todo o evento.
Os trabalhos para que o evento acontecesse dentro do que prevê a legislação ambiental tiveram início com as reuniões realizadas com representantes da organização de um dos maiores eventos esportivos que serão realizados em Maceió, nesse ano. Foram acertados os passos para que fosse emitida a autorização ambiental e a melhor destinação para os resíduos gerados.
“Emitimos a autorização, mas mais do que isso, nos certificamos de apoiar da melhor forma possível para o nosso estado. Analisamos a qualidade da água nos pontos onde haveria a parte de natação e apoiamos a organização”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.
O diretor de Desenvolvimento e Pesquisa, Pedro Normande disse que “nós fizemos a intermediação com a cooperativa de catadores para receber os resíduos sólidos que serão direcionados para a reciclagem e ficamos, todos os dias, com o ônibus da educação ambiental estacionado na praça Multieventos, para mostrar à população um pouco das nossas ações educativas. A lancha do IMA também deu todo apoio no mar”.
O Challenge reuniu congresso científico provas Júnior, para crianças de 8 a 16 anos; woman, exclusivo para mulheres; e Sprint, com percurso menor e mais rápido. Além da prova principal de triathlon que aconteceu no domingo (23), com participantes de diversos estados e países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Cingapura. Reunindo, só de atletas, mais de 1,5 mil pessoas.
Além do IMA e da equipe de organização, também se envolveram na realização do evento os representantes de diversos órgãos públicos e entre eles: Secretaria de Estado Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel).