Cidades

Challenge Maceió premia primeiros colocados

24/08/2015
Challenge Maceió premia primeiros colocados
Premiação Challenge Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Premiação Challenge Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

  Finalizadas as provas, seguiu-se a comemoração. Noite desse domingo (23), o Challenge Maceió premiou com troféus os primeiros colocados em cada categoria das provas, tanto masculina quanto feminina. As provas movimentaram a cidade durante o sábado (22) e o domingo. A festa de encerramento aconteceu no Hotel Jatiúca e reuniu atletas, organizadores e apoiadores do evento.
O secretário Antônio Moura, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), representou o prefeito Rui Palmeira na premiação e, em nome dele e do Executivo Municipal, agradeceu a todos os atletas participantes e aos organizadores do evento, que foi considerado um sucesso. “A gente pode dizer que esse final de semana marca um novo momento no esporte em Maceió, que mostrou que pode captar e trazer outros e eventos esportivos. Maceió já é a capital das corridas de rua e tem tudo para se tornar a capital do triathlon”, destacou o secretário.
“Não foi só a Prefeitura, mas a população também abraçou o Challenge. Isso foi perceptível nas ruas. Por onde os atletas passavam via-se o maceioense torcendo, vibrando e estimulando os competidores, os motoristas entenderam e foram respeitosos. O cenário e o clima também estavam totalmente favoráveis. Tudo colaborou para que o evento fosse fantástico”, comentou o secretário, que também teve seu lado torcedor acompanhando a esposa, Letícia Moura, que participou da prova feminina, no sábado e do revezamento, no domingo.
Moura também enfatizou o comprometimento da gestão com o segmento esportivo: “a gestão Rui Palmeira se preocupa com obras, com melhorias estruturantes, mas também se volta para o bem-estar da população, com a promoção de políticas públicas que incentivam a prática esportiva e a inclusão por meio do esporte”, frisou.
“Foi um evento maravilhoso. A sensação é de missão cumprida. Maceió parou para receber o Challenge e os atletas, amadores e de elite, reconheceram essa receptividade do povo alagoano e fizeram muitos elogios. Mas sem a participação da Prefeitura e do Governo do Estado esse evento não teria sido possível. Isso comprova que quando a iniciativa privada e o poder público se unem para fomentar iniciativas como essa, resulta em sucesso”, comemorou Marcos Pradines, um dos organizadores.
Os atletas, por sua vez, aprovaram o evento e a cidade. Foi o caso de Bernardo Tillmann, atleta da Tribus Adventure, do Rio de Janeiro e 8º colocado na prova principal. A comitiva, composta por cerca de 60 atletas (além dos parentes que vieram torcer), foi a maior no Challenge. “A cidade é linda. Deu para apreciar durante o percurso. Viemos com atletas que competiram em diversas provas e categorias”. Ele também revelou que, terminada a maratona de corrida, nado e pedaladas, a estadia será ampliada e os próximos dias serão para fazer turismo: “Competimos e agora iremos estender mais um pouco, para aproveitar e conhecer melhor essa terra tão bonita”.

    Homenagens  

A noite também reservou emoções e homenagens à memória do empresário e triatleta Álvaro Vasconcelos Filho, um dos primeiros idealizadores da vinda do Challenge para Maceió, mas que faleceu em 2013 enquanto treinava na rodovia AL 101 Sul. Um vídeo com momentos de sua trajetória foi exibido e emocionou os presentes. Entre lágrimas, a plateia presente aplaudiu de pé.
Durante o evento, a família do homenageado anunciou oficialmente a criação do Instituto que levará seu nome. Ceres Vasconcelos, mãe de Álvaro explicou: “O instituto quer dar continuidade a tudo o que ele plantou em prol do bem, das crianças e ações na área do esporte. Estamos em contato com outros institutos, a exemplo do Instituto Ayrton Senna, e os trabalhos vão se concentrar em ajudar, desenvolver aptidões, sobretudo voltadas para crianças carentes”. Sobre a concretização do Challenge na capital alagoana, para ela, o sentimento é indescritível por saber que seu filho também sonhou com o evento.
“A semente do Challenge, que hoje dá frutos e mobilizou a cidade, o governo do Estado e a Prefeitura de Maceió, foi plantada por um triatleta. O legado deixado por Álvaro Vasconcelos Filhos, além da memória, do exemplo e do amor é o Instituto que leva seu nome”, finalizou Marcos Pradines.
Desde abril de 2014, a Prefeitura também reservou um trecho da orla para os triatletas e ciclistas, que treinam diariamente. Esse trecho, delimitado em na Avenida Doutor Antônio Gouveia, funciona de segunda a quinta-feira, das 4h30 até 6h30, na Pajuçara e também leva o nome de Espaço Álvaro Vasconcelos Filho.