Geral

Sala dos Advogados entra em funcionamento no Presídio Baldomero Cavalcanti

22/08/2015
Sala dos Advogados entra em funcionamento no Presídio Baldomero Cavalcanti
Secretário tenente-coronel Marcos Sérgio ressaltou que sala vai ajudar no fortalecimento de ordem e da justiça. (Foto: Ascom Seris)

Secretário tenente-coronel Marcos Sérgio ressaltou que sala vai ajudar no fortalecimento de ordem e da justiça. (Foto: Ascom Seris)

Visando propiciar melhores condições de trabalho aos profissionais do Direito, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) fortaleceu sua parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disponibilizando a Sala dos Advogados Tobias Granja, desde a quinta-feira (20), no Presídio Baldomero Cavalcanti. Na próxima semana, a Seris entregará outras quatro salas dentro do sistema prisional, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.
A estimativa é que a Sala Tobias Granja, que entrou em funcionamento nesta sexta-feira (21), receba 25 advogados diariamente. As próximas salas serão disponibilizadas nos presídios Cyridião Durval e Silva, Feminino Santa Luzia, Núcleo Ressocializador da Capital e Casa de Custódia da Capital. Todos os espaços foram elaborados pela equipe de engenharia da Ressocialização, mobiliados pela OAB e executados com a mão de obra dos reeducandos.
De acordo com o gestor da Seris, tenente-coronel PM Marcos Sérgio, a sala representa uma plataforma importante para o advogado exercer seu ofício e engajar-se no processo de ressocialização desenvolvido pelo Estado.
“Trata-se de um instrumento indispensável, que reduz o tempo de espera, agiliza o atendimento, além de gerar melhores condições para o advogado exercer seu ofício e, consequentemente, fortalecer a ordem e justiça”, salientou o oficial.
O presidente da OAB-AL, Thiago Bonfim, fez questão de agradecer ao Governo pela rápida viabilização do espaço que, segundo ele, representa um marco histórico para um novo tempo na relação da OAB com o Estado.
“Fizemos apenas uma reunião e o secretário Marcos Sérgio prontamente fez o estudo da situação e atendeu ao nosso pedido. Essa sólida parceria só vem a trazer benefícios aos 14 mil advogados que exercem o Direito em Alagoas”, frisou Bonfim.
As salas dos advogados fazem parte do Pacto Pela Advocacia Criminal. Todos os espaços estão sendo viabilizados graças ao convênio celebrado entre a Superintendência Geral de Administração Penitenciária e a Ordem dos Advogados do Brasil. A preservação e a segurança dos espaços ficará sob responsabilidade dos agentes penitenciários.