Cidades
Escolas de Maceió terão merenda da agricultura familiar

A merenda escolar servida aos estudantes do Município passa a contar, a partir dos próximos dias, com alimentos produzidos por representantes da agricultura familiar. Nesta quinta-feira (20), o prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, assinaram um contrato com oito cooperativas para a aquisição de alimentos. Com o contrato, a Prefeitura de Maceió qualifica ainda mais a merenda, que ganha mais valor nutricional, e promove um importante impulso na economia das cooperativas, valorizando os produtores alagoanos.
A assinatura contou com a presença de representantes das cooperativas e educadores da rede municipal de ensino. Na oportunidade, Rui Palmeira destacou que o contrato faz parte das ações para melhorar a educação de Maceió.
“A aquisição de alimentos da agricultura familiar é previsto por lei desde 2009 e, como na maioria dos municípios no pais, não tinha sido cumprida em Maceió. Mas nós assumimos esse compromisso e agora essas cooperativas passarão a fornecer produtos certificados ao Município. Um ganho para a qualidade da merenda que é servida aos alunos e um ganho para essas cooperativas, principalmente, nesse atual cenário econômico”, disse o prefeito.
Para a secretária Ana Dayse, a assinatura marca um momento histórico na educação de Maceió. “Foram meses de trabalho para conseguirmos atender essa determinação e promover essa melhoria na qualidade da merenda dos nossos estudantes. O Município vem debatendo e construindo esse caminho desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira, com reuniões junto ao Sebrae e preparo jurídico, por exemplo, e posteriormente nas escolas para reformular os cardápios e inserir os alimentos. Esse é sem dúvida um marco para a gestão da Prefeitura e para a rede municipal de ensino”, destacou.
De acordo com a nutricionista e responsável técnica de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), Anna Carla Luna, os produtos da agricultura familiar representam mais segurança alimentar para os estudantes. “A proximidade entre os produtores e os consumidores influencia na qualidade. Nós já reformulamos os cardápios para inserir esses produtos mais saudáveis e estamos ansiosos para que esses alimentos cheguem às escolas e nossos alunos possam ser beneficiados”, explicou.
O presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Cássio Lima, participou da solenidade e definiu como marcante a medida adotada pela Educação. “O primeiro momento marcante foi quando a Prefeitura dobrou o valor investido na merenda, ofertando mais do que o valor determinado pelo governo federal. Hoje vivemos um segundo momento marcante, quero dizer que essas cooperativas são bem-vindas e com certeza vão contribuir muito para o desenvolvimento dos estudantes do Município”, disse.
Para o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Pedro Fernando Lopes, a aquisição dos alimentos pelo Município, por meio das cooperativas, valoriza os produtores rurais de Alagoas.
“Temos aqui cooperativas de várias partes do Estado. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió passa a servir de modelo para outras prefeituras. Nós enfrentamos dificuldades de inserir nossos produtos na merenda de outros municípios, mas está aí a prefeitura da capital fazendo a sua parte e mostrando que é possível”, afirmou.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores