Geral

CGE capacita técnicos para uso de sistemas nos procedimentos de auditoria

20/08/2015
CGE capacita técnicos para uso de sistemas nos procedimentos de auditoria
Capacitações internas são destinadas aos técnicos da Controladoria que atuam com auditorias e convênios (Foto: Ascom CGE)

Capacitações internas são destinadas aos técnicos da Controladoria que atuam com auditorias e convênios (Foto: Ascom CGE)

A Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL) realiza até o próximo dia 04 um ciclo de capacitações internas destinadas aos técnicos que atuam com auditorias e convênios.
Nesta quarta-feira (19), até o dia 21, sexta, está sendo ministrada a capacitação para o uso do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafem), pelo técnico da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Benildo Gomes. Na próxima semana, o curso vai tratar sobre convênios.
De acordo com a superintendente de Auditagem, Adriana Araújo, as capacitações surgiram da necessidade de implementar uma nova metodologia visando melhorar o controle e análise das despesas públicas dos órgãos de administração direta e indireta do governo. A metodologia inclui o uso de alguns sistemas que auxiliam no acompanhamento mais eficaz. “Essas capacitações vêm melhorar o entendimento desses sistemas para que os técnicos possam utilizá-los nesse trabalho diário”, acrescentou Adriana Araújo.
A técnica de Controle Interno da CGE, Marcia Costa, ressaltou que o curso está sendo uma oportunidade de adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre o Siafem. “Até então todos nós conhecíamos o sistema, mas não dessa forma. Agora estamos começando a compreender como o sistema pode interferir diretamente no nosso trabalho no sentido de facilitar, agilizar e, assim, tornar os serviços mais eficientes; o professor está conseguindo passar com clareza o conteúdo”, enfatizou a técnica.

Qualificação

A Controladoria já realizou capacitações com diversos temas referentes à contabilidade pública para técnicos da CGE e outros servidores públicos. Entre elas, a II Semana Contábil e Fiscal, ocorrida em junho, que reuniu mais de 400 servidores públicos dos Estados, Municípios e Tribunais de Contas com o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimento para o corpo técnico de Alagoas.
Para o público interno, a Controladoria já realizou capacitação para o uso da ferramenta disponibilizada pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), ministrada pelo diretor de Tecnologia do Juceal, Álvaro Oliveira e também para a utilização do Sistema Extrator, ministrada pelo Instituto de Tecnologia em Informação do Estado (Itec) – uma ferramenta disponível na web que é utilizada para consultar dados de todos os órgãos do Estado.