Cidades

Prefeitura de Maceió apoia campanha para evitar trotes contra o Samu

14/08/2015
Prefeitura de Maceió apoia campanha para evitar trotes contra o Samu
Prefeitura apoia campanha de combate aos trotes (Secom Maceió)

Prefeitura apoia campanha de combate aos trotes (Secom Maceió)

Das centenas de ligações direcionadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital alagoana, o Samu Maceió, cerca de 60% correspondem a trotes. Uma prática infeliz, tida para muitos como brincadeira, mas que prejudica e pode, inclusive, custar vidas.
Para chamar a atenção para esse grave problema, o Fórum Estadual de Atendimento de Emergência criou a campanha “Diga Não ao Trote”. A ação recebe o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), e busca inibir e conscientizar os cidadãos.
Nesta quinta-feira (13), o secretário de Comunicação Social, Clayton Santos, recebeu o coordenador-geral do Fórum e socorrista do Samu, Marcos Rogério, e assegurou o apoio do Município à campanha. Para o secretário, a ação é importante e mostra o empenho das entidades em combater os trotes.
“Trote gera vários prejuízos a muitas instituições. A Prefeitura, por determinação do prefeito Rui Palmeira, tem o compromisso de apoiar essas causas de cidadania. Precisamos inibir essa prática, pois desse modo, vamos gerar mais economia para os cofres públicos e, principalmente, fazer com que a população receba um serviço mais ágil”, disse Clayton Santos. “Com a inibição da prática, a tendência é que o serviço seja ofertado de forma mais célere, aumentando as chances de vida de quem realmente precisa do atendimento de urgência”, reforçou o secretário.
De acordo com o coordenador, a campanha é pioneira e deve ser estendida para outros estados. “Os trotes representam um problema sem igual para os serviços de urgência e emergência. Existem casos, inclusive, onde equipes foram acionadas para prestar socorro, mas chegando aos locais indicados, tratava-se de trote. O problema é que os trotes fizeram que essas mesmas equipes se atrasassem para o socorro de outros chamados e quando chegaram até as ocorrências verdadeiras, os pacientes já estavam em óbito”, disse Marcos Rogério.
“Felizmente, conseguimos na Secom o apoio para divulgar a campanha e, sobretudo, ajudar a salvar vidas. Os trotes prejudicam os atendimentos a todos os órgãos de atendimento, independente da esfera de poder”, complementou.
O Fórum é composto, entre outros órgãos e entidades, por representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semsc), Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria de Estado da Defesa Social (Sedes), Sindicato dos Policias Civis de Alagoas (Sindpol), Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Maceió (CMM).