Geral

Governador Renan Filho solicitará recursos para a Educação Infantil

11/08/2015
Governador Renan Filho solicitará recursos para a Educação Infantil
Governador dá prioridade as demandas das creches e luta pela liberação de recursos. (Foto: Cortesia Governo de SP)

Governador dá prioridade as demandas das creches e luta pela liberação de recursos. (Foto: Cortesia Governo de SP)

É de conhecimento da população que o governador Renan Filho considera a Educação como o centro da administração estadual e somente a partir da efetivação de suas ações a verdadeira mudança vai acontecer em Alagoas.
Em recente depoimento, o chefe do Executivo vai além e avisa que cobrará recursos do governo federal para que as obras das creches sejam continuadas e novas sejam construídas, mesmo sendo de competência do município, pois se trata da Educação Infantil (de 0 a 5 anos).
De acordo com a Lei 12796 de 2013, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Renan Filho entende que, desde a primeira infância, a criança precisa de educação de qualidade, possibilitando ainda a inclusão da mãe no mercado de trabalho e, consequentemente, no aumento da renda familiar.
“É fundamental que a Educação inicie com qualidade na base, portanto, mesmo não sendo responsabilidade do Estado, como governador vou pedir a liberação dos recursos para a construção de creches, que, em muitas cidades, estão paralisadas e não conseguem andar na velocidade necessária,” destaca o governador.
A gerente de Educação Infantil da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Ana Márcia Cardoso, ratifica a fala do governador no que diz respeito à Educação Infantil ser de responsabilidade do município, e explica números.
“Faremos capacitações com os profissionais do Estado e vamos ampliar a formação e a política de ensino em geral, aos professores da rede municipal. Temos metas a cumprir e todo o apoio é necessário. Atualmente, 20,7% da população de 0 a 3 estão em creche [pública ou privada], até 2024 precisamos ter 50%. Já na Pré-Escola, que é o público de 4 e 5 anos, Alagoas tem 75,6% e até 2016, precisamos ter 100%. Mesmo com os entraves que dificultam a chegada dos recursos ao município, tenho esperança que o governador pode, através de articulação política, trazer investimentos, por meio de emendas parlamentares,” finaliza a técnica da SEE.