Geral

Arsal acompanha Pesquisa de Vazamento realizada pela Algás

11/08/2015
Arsal acompanha Pesquisa de Vazamento realizada pela Algás
Técnicos da Arsal inspecionarão 36 unidades consumidoras da Algás (Fotos Ascom)

Técnicos da Arsal inspecionarão 36 unidades consumidoras da Algás (Fotos Ascom)

A partir desta terça-feira (11) até o dia 15 de setembro, toda a rede de distribuição de gás natural canalizado do Estado será inspecionada por meio de uma Pesquisa Anual de Vazamento realizada pela Gás de Alagoas S.A. (Algás), com o acompanhamento dos técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).
A inspeção ocorrerá em 36 unidades consumidoras dos segmentos residenciais e comerciais, 29 postos automotivos de Gás Natural Veicular (GNV), 14 indústrias, uma base de compressão e 15 estações do sistema de distribuição de gás nos municípios de Maceió, Penedo, Rio Largo, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba e Marechal Deodoro.
A Pesquisa de Vazamento foi instituída pela Agência Reguladora de forma preventiva, com o intuito de rastrear e sanar possíveis vazamentos detectados na rede de distribuição, estabelecendo ações que contribuam para a integridade e continuidade operacional do sistema de gás canalizado e para a segurança dos usuários do serviço.
“Durante a pesquisa, a Algás utiliza equipamentos específicos para testar todos os pontos de possíveis vazamentos e caso algum seja identificado é quantificada a concentração de gás existente, avaliado o grau de risco e realizados os reparos necessários para sanar o problema”, explicou Clara Alves, gerente de Gás Canalizado da Arsal. Ela acrescenta que, nos sete anos em que a pesquisa é realizada, todos os vazamentos encontrados foram de baixa gravidade.
Ao final do trabalho, um relatório produzido pela Algás será entregue à Arsal, que irá avaliar se todos os procedimentos estabelecidos pela Agência foram executados corretamente.