Geral

Ipaseal Saúde é considerado excelente e bom por 49,36% dos usuários, diz pesquisa

11/08/2015
Ipaseal Saúde é considerado excelente e bom por 49,36% dos usuários, diz pesquisa
Plano Ipaseal Saúde tem avaliação considerada positiva por usuários (Foto: Divulgação)

Plano Ipaseal Saúde tem avaliação considerada positiva por usuários (Foto: Divulgação)

Entre os cinco primeiros no ranking dos planos de saúde que operam em Alagoas, o plano Ipaseal Saúde tem avaliação considerada positiva por seus usuários. É o que apontam os números da pesquisa de satisfação, iniciada em julho e concluída esta semana com 237 entrevistados. A enquete foi aplicada de forma presencial com usuários de faixas etárias variadas, sendo a maioria titulares da carteira, 64,14%.
Segundo os dados coletados, 37,97% dos ouvidos consideram o plano como “bom” e 11,39% afirma ser “excelente”. A classificação “regular” representa a opinião 34,60% dos entrevistados e o percentual de “ruim” obtém 15,19%. Uma minoria de 0,84% prefere não opinar. A soma dos indicadores “excelente” e “bom” resulta em um percentual de 49,36%, visto como positivo pela presidência do plano.
A pesquisa mostra, ainda, o grau de satisfação do atendimento realizado no prédio onde funciona o Centro Clínico do Ipaseal Saúde. A avaliação dos serviços ofertados supera as expectativas quando somadas as opções “excelente” e “bom”.
Entre os serviços, destacam-se os setores de autorizações de guias (cirurgias, internações e exames simples) com 86,5% e de exames de alta complexidade, 72,58%, Além do laboratório de coleta, 77,21%, e a perícia odontológica, com 52,32%.

Rede credenciada

Outro ponto abordado na pesquisa foi a qualidade do atendimento pela rede credenciada ao plano Ipaseal Saúde (hospitais, laboratórios e clínicas). Mais de 30% dos entrevistados classificam como “boa” as internações hospitalares e 14,35% como “excelente”. Os que acham “regular” representam 16,03% e “ruim” apenas 16,46%.
No caso das consultas e exames, os procedimentos são qualificados de “bom” por 44,30% dos usuários; “excelente” por 18,57% e “regular” por 23,21%. Enquanto, uma pequena parcela, 9,70%, dos entrevistados diz ser “ruim”.
Os números menos expressivos aparecem no atendimento de urgência e emergência, onde 24,47% acham “bom”; 9,28% atestam ser “excelente” e 19,83% optam por “regular”. O percentual “ruim” representa 37,55% dos entrevistados. Entretanto, a situação já havia sido anteriormente identificada e providências têm sido tomadas para corrigir as falhas no atendimento da urgência e emergência.
Entre os serviços mais utilizados pelos usuários do plano, as consultas encabeçam a lista com 43,40%, seguida dos exames com 39,83%. O atendimento odontológico ocupa o terceiro lugar com 5,87% e a urgência e emergência o quarto, com 3,98%.

Ouvidoria

Foi perguntado também aos entrevistados se eles já conheciam a Ouvidoria Institucional do plano. Como previsto, a maioria, 85,23%, ainda não utilizou os serviços da Ouvidoria. Criada em abril deste ano, ela funciona como um canal de comunicação entre os usuários e a estrutura técnica administrativa do Ipaseal Saúde para a identificação de problemas internos e externos.
Para o diretor-presidente do Ipaseal Saúde, Francisco de Assis Barbosa, o resultado positivo constatado pela pesquisa demonstra o processo de evolução do plano e a confiança que os usuários depositam nele e nas ações implementadas ao longo dos últimos meses.
“Fico feliz com a avaliação feita por nossos usuários. Estamos reorganizando a rede de prestação de serviços e recuperando a credibilidade do plano, a exemplo do processo de liquidação das dívidas herdadas, a normalização da rede credenciada e o recredenciamento, já em fase de finalização, para a atualização de uma nova rede. Entretanto, precisamos avançar mais com ações que melhorem a cada dia a qualidade do Ipaseal Saúde”, explica o diretor-presidente.
A abordagem foi realizada no período de 15 a 22 de julho nos locais de atendimento aos usuários do plano, que funciona no prédio do Centro Clínico, no Centro de Maceió.
A pesquisa foi formulada e aplicada por uma equipe do próprio órgão, de acordo com um prévio levantamento feito pela Ouvidoria Institucional, junto a outros setores. Os entrevistados tiveram a oportunidade de dar sugestões e fazer reclamações. Uma versão online também foi disponibilizada no site do Ipaseal Saúde: www.ipasealsaude.al.gov.br .