Geral

Laboratório do IMA recebe equipamentos para monitorar rios em AL

11/08/2015
Laboratório do IMA recebe equipamentos para monitorar rios em AL
Laboratório do IMA recebeu equipamentos para monitorar rios no Estado (Foto Ascom)

Laboratório do IMA recebeu equipamentos para monitorar rios no Estado (Foto Ascom)

O acordo de cooperação técnica firmado pelo Estado de Alagoas, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a Agência Nacional de Águas (ANA) está contribuindo com a modernização da estrutura de análise oferecida pelo Laboratório de Estudos Ambientais.
O acordo está dentro do Programa Nacional de Qualidade de Água (PNQA).
Para garantir o trabalho de monitoramento de 22 pontos das principais bacias hidrográficas de Alagoas, o órgão ambiental está recebendo importantes equipamentos. O que chegou mais recente é o Espectrofotômetro Molecular Ultravioleta e Visível. Ele será utilizado para determinar compostos orgânicos e inorgânicos, como em amostras de água e sedimentos.
O fabricante, PerkinElmer, é um dos melhores do mundo, desse tipo de equipamento, de acordo com o diretor de Laboratório do IMA, Manuel Messias. Ele disse ainda que, no final da última semana, os técnicos do laboratório passaram por uma capacitação para aprender a utilizar.
Além desse, já foram entregues e instalados duas estufas, um sistema de determinação de Demanda Bioquímica de Oxigênio e um cromatógrafo de íons.
O acordo de cooperação firmado entre os órgãos observa a colaboração mútua para implementação do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), dentro do PNQA. A execução ficará sob a responsabilidade do IMA, com apoio e acompanhamento do Estado e da Semarh, com assistência técnica e metodológica da ANA.
A Agência pretende com isso contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), estimular a padronização dos critérios e métodos de monitoramento em todo o país, contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos gestores estaduais para realização do monitoramento e divulgação dos dados gerados, e garantir a aplicação dos recursos.