Cidades

Jequiá da Praia: Alunos da Educação Especial realizam exposição de jogos do Projeto Matemática Inclusiva

11/08/2015
Jequiá da Praia: Alunos da Educação Especial realizam exposição de jogos do Projeto Matemática Inclusiva
Assessoria

Assessoria

Os estudantes da Educação Especial de Jequiá da Praia realizaram uma exposição dos jogos a partir do Projeto Matemática Inclusiva. Os jogos foram expostos na última quinta-feira (06), no pátio da Escola Municipal de Educação Básica José Calazans de Medeiros.
Os jogos expostos foram confeccionados pelos alunos especiais, com uso de materiais recicláveis, durante um mês, e são usados nas aulas de matemática das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) com o auxílio das Professoras Especializadas e Intérpretes de LIBRAS do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas do município.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Monalisa Albuquerque, o Projeto Matemática Inclusiva foi desenvolvido nas Salas de Recursos para desenvolver a habilidade dos alunos no conhecimento dos números, a relação entre quantidade e numeral, classificação, agrupamento, as formas geométricas e o raciocínio lógico matemático. Além da criação dos jogos, os estudantes também foram responsáveis, junto com as professoras, por desenvolver as regras dos jogos.
“O projeto, com a confecção dos jogos feita pelos nossos alunos, vem contribuindo, de forma lúdica, na aprendizagem da matemática das crianças com necessidades educacionais especiais, já que, da maneira convencional não estabelecem o conteúdo com a sua realidade. Com os jogos, os estudantes conseguem ver a matemática de forma concreta, com exemplos práticos”, explicou a coordenadora.
Ainda segundo a coordenadora Monalisa Albuquerque, a exposição trouxe um momento de troca de conhecimento. “A organização e dedicação das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais, a participação dos alunos e comunidade escolar, promoveu um momento especial para a diversidade, no que condiz o compartilhamento de saberes e o fortalecimento da inclusão educacional do município jequiaense”, disse.