Geral

Renan Filho homenageia destaques da segurança pública de Alagoas

11/08/2015
Renan Filho homenageia destaques da segurança pública de Alagoas
Homens que fazem a Segurança Pública de Alagoas tiveram seu reconhecimento devido. (Foto: Marcio Ferreira)

Homens que fazem a Segurança Pública de Alagoas tiveram seu reconhecimento devido. (Foto: Marcio Ferreira)

O Palácio República dos Palmares foi cenário, nesta terça-feira, 11, de uma série de homenagens a agentes da Segurança Pública de Alagoas. O governador Renan Filho concedeu certificados e troféus a militares e delegados, responsáveis pelas áreas que tiveram as maiores reduções de criminalidade no Estado.
“Eu vejo, na segurança pública, militares e civis que dedicam suas vidas, inclusive a familiar, para que Alagoas se transforme num estado mais pacífico. É por isso que eu estou aqui hoje para estender essa homenagem a todos presentes”, disse Renan Filho.
Alagoas bateu todas as metas de redução de criminalidade nos últimos sete meses, de forma constante. A queda nos homicídios, prevista este ano para 12%, já ultrapassou 24%. “Vamos levar os resultados desses primeiros meses para o restante do ano. Quando chegarmos ao final do ano, nós teremos o primeiro marco histórico para Alagoas, que é tirar do nosso estado a marca de mais violento do Brasil”, apontou o governador.
Durante a solenidade, foram reconhecidos também os comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; da Polícia Militar, coronel Lima Júnior; e da Polícia Civil, delegado geral Paulo Cerqueira.
Renan Filho homenageou os secretários da Segurança Pública (nomenclatura que substitui a Defesa Social a partir da Lei Delegada nº 47/2015), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; da Fazenda, George Santoro; e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, pelos esforços empreendidos pela valorização dos militares.
O secretário Alfredo Gaspar, emocionado, agradeceu pela iniciativa, mas afirmou que todo o olhar de gratidão deve ser voltado a quem está nas ruas, no combate aos crimes, e também às famílias desses militares e civis.
“A segurança pública faz hoje um reconhecimento a todos os profissionais que demonstram o compromisso com a sociedade alagoana. Hoje é um dia de agradecimento pelo que as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional e Perícia Oficial têm feito para trazer a paz para os alagoanos”, falou em discurso o titular da Segurança Pública.

Reforma administrativa

Durante a solenidade, o governador de Alagoas concedeu entrevista coletiva sobre a Lei Delegada nº 47/2015, publicada nesta terça, que prevê uma reforma administrativa no Executivo.
“A nova lei delegada é a primeira que reduz o tamanho do Estado. Não cria cargos; dá uma nova racionalidade à gestão pública; fortalece o papel dos servidores efetivos, melhorando as condições das funções gratificadas; propicia transparência, proximidade com o cidadão”, avaliou Renan Filho.
O governador destacou, entre os pontos positivos, o corte nos custos. “Não houve aumento nenhum de salário, o único aumento que houve foi de função gratificada para valorizar o servidor efetivo e, no cômputo geral, a lei delegada economiza recursos para Alagoas e isso é novo”, declarou o chefe do Executivo.
Com a lei delegada, foram reduzidos 572 cargos em comissão. “Nunca houve uma lei delegada que tivesse uma estrutura menor que a anterior. Não é mais somente um penduricalho de cargos comissionados. É uma nova estratégia para Alagoas ter mais agilidade, mais transparência e fazer frente às nossas necessidades”, definiu Renan Filho.