Cidades
Mais Maceió: Prefeito Rui Palmeira participa de reunião de monitoramento

O prefeito Rui Palmeira acompanhou ontem segunda-feira (10) a reunião de monitoramento dos projetos estratégicos do Programa Mais Maceió, focados no desenvolvimento da capital. O encontro, realizado no Hotel Jatiúca, contou com a participação dos gestores responsáveis pela execução dos projetos, que apresentaram balanço sobre o andamento das obras, prazos de entrega e outras ações que serão executadas para o benefício da população.
Para Rui Palmeira, a reunião é uma oportunidade para cobrar dos secretários celeridade nas obras destacadas como prioridade. “É um momento de saber o motivo de determinada ação ou obra não ter caminhado num ritmo adequado e porque outras seguiram bem. Mas também é o momento de elogiar todos os que compõem a carteira de projetos, pois essas ações estão sendo realizadas num ritmo bom e quem ganha é a cidade”, destacou.
Rui informou que os projetos incluídos no Mais Maceió são estratégicos e estão sendo trabalhados para o futuro da cidade. “Temos um corpo técnico que faz o acompanhamento de todos os projetos que são de responsabilidade dos secretários. Entre as ações, temos a licitação do transporte coletivo e a licitação para a construção de novos equipamentos de educação”, disse o prefeito.
A carteira de projetos estratégicos está sendo executada sob a coordenação do Núcleo de Projetos Especiais de Maceió (NPE), criado pela Prefeitura para reunir as ações consideradas prioritárias para dar celeridade ao desenvolvimento de Maceió. Os projetos estratégicos estão em andamento em áreas como educação, saúde e infraestrutura.
Uma das as ações do Mais Maceió é a Parceria Público-Privado (PPP) da iluminação pública. O objetivo é substituir todo o parte de iluminação da cidade por lâmpadas com tecnologia de LED. Com isso, a cidade vai economizar energia e na manutenção do serviço, pois a tecnologia é mais econômica e sua durabilidade é de até três vezes maior em relação às lâmpadas utilizadas atualmente. Além disso, ela reduz totalmente a emissão de CO² e não emite raios infravermelho e ultravioleta.
“Iniciamos a implantação de LED em algumas regiões de Maceió, em trechos da orla e na ponte do Vale do Reginaldo, mas para trocar os mais de 56 mil pontos luminosos da capital apenas com recursos do Município, o trabalho deve durar, em média, 10 anos. Com a PPP, este trabalho poderá ser realizado em até cinco anos”, explicou o superintendente da Superintend~encia Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Ib Brêda.
A construção do Centro Pesqueiro é o principal projeto da Secretaria Municipal Habitação Popular e Saneamento incluído no Mais Maceió. Para o secretário da pasta, Mac Lira, participar das reuniões ajuda o gestor a cumprir as metas traçadas pelo programa. “Nós que compomos o secretariado, entendemos o objetivo do programa e gerenciamos cada ação para que sejam realizadas. O prefeito Rui Palmeira está pondo em prática tudo o que planejou para a administração da cidade. É uma marca fundamental na gestão, pois a engrenagem só funciona se todos estiverem integrados. Não tem essa de secretaria ser uma ilha, pois meu projeto só funciona se o do outro secretário caminhar”, disse o gestor.
O NPE tem como coordenador-geral o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley, e como coordenador executivo o secretário adjunto de Finanças, José Lages Júnior. Também integra o NPE a Comissão Especial de Licitação (CEL), presidida por Vanderleia Guaris Costa.
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2TRANSPORTE URBANO
99 Moto fora do mapa em Palmeira dos Índios: aplicativo não reconhece cidade entre as atendidas em Alagoas
-
3GESTO HERÓICO
Criança de 11 anos salva primo, de 5, de manada de bois em Palmeira dos Índios
-
4DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
5FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'