Geral

Estudo de caso sobre Programa Água Doce em Alagoas é apresentado no Recife (PE)

04/08/2015
Estudo de caso sobre Programa Água Doce em Alagoas é apresentado no Recife (PE)
Na foto abaixo, Ana Cristina Azevedo, coordenadora do PAD em Alagoas, apresenta informações sobre as ações desenvolvidas na comunidade Grotões, em Santana do Ipanema (Foto Ascom)

Na foto abaixo, Ana Cristina Azevedo, coordenadora do PAD em Alagoas, apresenta informações sobre as ações desenvolvidas na comunidade Grotões, em Santana do Ipanema (Foto Ascom)

As ações do Programa Água Doce (PAD), desenvolvido em Alagoas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foram apresentadas em um estudo de caso no Recife, durante encontro com coordenadores estaduais do PAD da Paraíba e Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Piauí, Sergipe, ocorrido na quinta-feira, 29 de junho.
A Semarh levou uma série de informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na comunidade Grotão, localizada no município de Santana do Ipanema, Sertão do Estado. A coordenadora do Água Doce em Alagoas, Ana Cristina Azevedo, explicou que aproximadamente 100 famílias residentes são beneficiadas com as melhorias de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano.
“Inicialmente, realizamos um diagnóstico social com as visitas de campo para a instalação do sistema de dessalinização. Foi necessário, neste contexto, mobilizar a comunidade para ter conhecimento do Programa Água Doce com palestras informativas e de sustentabilidade ambiental e capacitação do operador do sistema,”, afirmou Ana Cristina Azevedo.
O resultado de todo este esforço na comunidade foi o alcance das pessoas a recursos hídricos de qualidade, culminando com a segurança em ter acesso à água sem risco de problemas à saúde.
“As famílias ganham com medidas importantes como as que fazem parte do Programa Água Doce. A comunidade tem plena consciência dos benefícios que receberam com a implantação do sistema e os cuidados que devem ter, pois trata-se de uma pequena estação de tratamento de água”, destacou a coordenadora do PAD em Alagoas durante o evento no Recife.

O que é o sistema PAD

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa ao estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.