Geral
Secretária convoca, durante conferência, união em defesa da saúde


“Um momento de reflexão, de fazer questionamentos e pensar nas diretrizes, nas propostas que queremos e para onde vamos. Cada um de nós tem o direito de cuidar e cuidar bem do outro”, afirmou a secretária de Saúde, Rozangela Wyszomirska (Fotos: Carla Cleto)
A VIII Conferência Estadual de Saúde Gilma Ferreira da Silva foi aberta na noite dessa segunda-feira (3), no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento prossegue até quinta-feira (6) e reúne mais de 400 delegados que representam movimentos sociais e gestores públicos.
Este ano o evento tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. As propostas aprovadas durante o evento serão encaminhadas para a XV Conferência Nacional, que acontece em dezembro, em Brasília.
Durante a abertura da conferência, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, que também é presidente da conferência e representou o governador Renan Filho, destacou a importância do encontro para discutir a melhoria da qualidade da saúde para os alagoanos. A titular da pasta da saúde estadual destacou que é de responsabilidade não apenas dos gestores públicos, mas, de todos que estão participando, as propostas que serão encaminhadas para o evento nacional.
“Um momento de reflexão, de fazer questionamentos e pensar nas diretrizes, nas propostas que queremos e para onde vamos. Cada um de nós tem o direito de cuidar e cuidar bem do outro”, afirmou a secretária.
O secretário geral da Presidência da República, Marcelo Pires, lembrou que a conferência é um momento importante para todos os alagoanos, uma vez que, irão discutir e definir ações voltadas para melhoria da saúde no Brasil. Ele lembrou que o compromisso é de todos em aprovar propostas que contribuam para melhorar a qualidade da assistência à saúde de forma geral.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro Souza, foi responsável pela palestra magna, que teve como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Ela lembrou que houve avanços nos últimos anos com a implantação do SUS, mas ainda é preciso mais ações para que o brasileiro tenha acesso à saúde pública de qualidade.
Maria do Socorro Souza ressaltou, ainda, que as conferências que estão acontecendo em todo o País, são importantes momentos para que sejam traçadas propostas que contribuam para a mudança, que todos os brasileiros reivindicam na área da saúde.
Após agradecer a presença de todos os participantes, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, lembrou que, até quinta-feira (6), os delegados terão a responsabilidade de discutir e definir melhorias para a saúde. Ele ressaltou o trabalho travado para mobilizar os 102 municípios e trazer propostas dos moradores dessas cidades, que almejam uma saúde de qualidade. “O ideal é a regionalização dos serviços de saúde, que facilitará o acesso para a população”, enfatizou.
A conferência prossegue nesta terça-feira (4), com uma série de palestras e discussões sobre os eixos temáticos que têm como temas: Participação Social, Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, Financiamento do SUS e Relação Público-Privada. Nesta quarta e quinta-feira, estão previstas mais discussões sobre temas diversos, voltados para a educação, valorização do trabalhador, entre outros.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Vítimas fatais do grave acidente na AL-220 em São José da Tapera são identificadas