Geral

Comunidade destaca ação social e governador anuncia ampliação do serviço

31/07/2015
Comunidade destaca ação social e governador anuncia ampliação do serviço
A aposentada Cícera Miranda destaca: “Quando vemos atividades que colocam as crianças em evidência assim, com lições de esporte e cidadania, ficamos muito satisfeitos” (Fotos: Márcio Ferreira)

A aposentada Cícera Miranda destaca: “Quando vemos atividades que colocam as crianças em evidência assim, com lições de esporte e cidadania, ficamos muito satisfeitos” (Fotos: Márcio Ferreira)

Além de ser um ponto estratégico para a segurança, o espaço também atua como agente social, ao proporcionar as crianças diversas atividades educativas. Uma delas, é o projeto Patrulheiro Mirim. Atualmente com 75 crianças divididas em três pelotões, a iniciativa, além de aproximar a polícia dos mais jovens, busca passar lições de cidadania.
E quem garante isso são os próprios pequenos “recrutas”. Ana Alice tem apenas 12 anos, mas há dois está na turma de patrulheiros. Dos três dias da semana que tem atividades na base, ela garante: não falta a nenhum. E o motivo? Ela explica. “Estudo no horário da tarde, e pela manhã venho pra a base. Aqui nós temos acesso a atividades esportivas, de música. Nos ensinam bastante, e eu fico muito feliz em participar. Não gosto de faltar porque lá estamos sempre fazendo coisas legais”, disse, sorridente. A mãe de Alice também esteve por lá, e fez coro às palavras da filha.
“É muito satisfatório pra nós, pais, sabermos que um projeto assim ajuda as nossas crianças a ficarem ocupadas com atividades produtivas. É um incentivo para afastá-las dos maus caminhos”, pontuou.

Sentimento de segurança

Após quatro anos de atuação, os moradores de conjuntos como a Aldeia do Índio, ressaltam o trabalho de vigilância dos policiais que atuam na base. De acordo com eles, apesar da onda de violência que assusta todo o Brasil, o clima por lá é mais ameno quando comparado a épocas anteriores.
Dona Cícera Miranda é aposentada, e esteve na festividade para aproveitar a ida do caminhão itinerante da Secretaria de Trabalho e Emprego, e solicitar a emissão da Carteira de Identidadede uma das netas. Segundo ela, o trabalho realizado pela Base Comunitária, principalmente junto aos mais jovens, tem tudo para ser o começo de uma mudança de olho no futuro.
“Quando vemos atividades que colocam as crianças em evidência assim, com lições de esporte e cidadania, ficamos muito satisfeitos. A insegurança é um problema do país, mas precisamos começar a mudar isso, e a juventude é a saída para o futuro”, disse.

Ampliação

Grande incentivador da atuação das Bases Comunitárias, o governador Renan Filho também anunciou que, nos próximos meses, vai ampliar o serviço. A novidade é a implantação de Bases Itinerantes, que vão se juntar às fixas no combate à criminalidade e na ampliação da prestação de serviço. A ideia é, segundo o governador, aumentar o alcance das ações, sempre atento as localidades que mais precisarem delas.

Novos equipamentos

A solenidade desta sexta-feira (31) também serviu para a entrega de 50 novas viaturas à Polícia Militar de Alagoas. O comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, recebeu do governador a chave simbólica das motocicletas que vão atuar no policiamento ostensivo tanto em Maceió, quanto no interior. Elas vão auxiliar o trabalho da Radiopatrulha (RP), Batalhão de Trânsito (BPTran) e o 11º Batalhão, situado em Penedo.
Além dos veículos, também foram entregues 2 mil novos coletes à prova de balas, que vão ficar à disposição, principalmente, aos policiais lotados no interior do Estado.