Geral

XX Seminário Afro Alagoano discute o fim do preconceito em espaços escolares

31/07/2015
XX Seminário Afro Alagoano discute o fim do preconceito em espaços escolares
Debate amplificou discussão sobre erradicação do preconceito. (Foto: Adailson Calheiros)

Debate amplificou discussão sobre erradicação do preconceito. (Foto: Adailson Calheiros)

A valorização da riqueza cultural africana atrelada à ampliação do conhecimento sobre os costumes, a gastronomia, os ritmos e as cores da África foram explorados durante o XX Seminário Afro Alagoano, que acontece, nesta sexta-feira (31), no salão Aquatune do Palácio República dos Palmares.
O evento é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas com apoio logístico do Governo do Estado, em parceria da Secretaria Estadual da Mulher e dos Direitos humanos. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, destacou a importância da promoção de debates com assuntos voltados à erradicação do preconceito.
“É fundamental que o Governo do Estado apoie essas discussões, para que não aconteça o silêncio em relação a esses temas. Precisamos debater e expor o nosso passado para que alguns fatos que aconteceram não se repitam”, ressaltou Farias.
Alguns estudantes da rede estadual alagoana fizeram apresentações de danças e um desfile com trajes tradicionais dos povos africanos. Para o grupo, é preciso chamar a atenção das pessoas por meio da beleza, da arte, por tudo que há de positivo presente na cultura afrodescendente, que representa o orgulho da miscigenação brasileira.
“Precisamos mostrar para as pessoas que não importa a cor da pele, todos somos iguais. Temos uma descendência negra em todas as famílias do Brasil. Devemos passar para os outros que não podemos ter preconceito com isso”, desabafou a estudante da escola Adailza Maria de Oliveira, Nayara dos Santos Melo.
A proposta do XX Seminário Afro Alagoano é reafirmar a formação política dos jovens das escolas públicas, promovendo reflexões sociais nas instituições da rede estadual de ensino. A programação de atividades do evento segue até às 18h, desta sexta-feira (31).