Cidades

Arapiraca: ações de saúde e trânsito são levadas até praça

27/07/2015
Arapiraca: ações de saúde e trânsito são levadas até praça
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

Em evento ocorrido nesta segunda-feira (27) na Praça Deputado José Marques da Silva, bairro do Centro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Sest/Senat e o Detran/AL fizeram, em parceria, orientações sobre vários tópicos em comemoração ao Dia do Motociclista.
No local, estava uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta e educador físico e ainda equipes do Departamento de Promoção da Saúde, à frente do evento, contando com enfermeiros e técnicos.
“Foi bom fazer estes testes em plena praça. Bem mais cômodo e a gente já sai com o resultado na mão e sabendo se precisa melhorar a alimentação”, conta o aposentado Manoel Esperidião Filho, de 71 anos.
Ele foi uma das centenas de pessoas atendidas nesta movimentada segunda-feira, dia da tradicional Feira Livre na cidade. Elas puderam fazer a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e receber material educativo.
Já no âmbito do trânsito, várias orientações foram dadas sob coordenação do chefe de Departamento de Educação Para o Trânsito da SMTT, Francisco Pereira.
Um grupo do Detran/AL veio diretamente de Maceió para realizar uma intervenção teatral na faixa de pedestres na Rua Estudante José de Oliveira Leite, situada na Praça Marques. Com cartazes e fantasias, eles alertaram sobre o uso constante do capacete – inclusive, com a viseira abaixada – e a parada no sinal antes da faixa, respeitando os transeuntes.
No último sábado (25), a Prefeitura, juntamente com o Sest/Senat, levou até o Posto Jota Pinto, no bairro Jardim Tropical, estas mesmas atividades, desta vez em reverência ao Dia do Motorista. Conforme Eliana Araújo, à frente do Sest/Senat, outras movimentações como estas acontecerão no decorrer deste ano, sempre em parceria com a Secretaria de Saúde.