Política
Collor articula e governo libera emendas parlamentares para municípios de AL

O senador Fernando Collor, líder do PTB no Senado Federal, após intensa articulação política com lideranças do Congresso Nacional e gestões perante autoridades em Brasília, conseguiu viabilizar a liberação de recursos provenientes de emendas parlamentares e referentes ao exercício de 2014, inseridos em restos a pagar, além da emenda Romero Jucá. Os recursos vão contribuir com o desenvolvimento dos municípios alagoanos.
Apesar do recesso parlamentar no Congresso Nacional, Collor não cessou as articulações e obteve sucesso em seu objetivo, fazendo valer as emendas parlamentares para os municípios. Nessa quarta-feira, 22, ele ouviu do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), a confirmação de que os prefeitos alagoanos já podem contar com os recursos.
Diante da liberação das emendas, o senador Fernando Collor informou que os prefeitos alagoanos devem se dirigir aos ministérios e instituições financeiras do governo federal, para buscar o recebimento da primeira parcela, inserida no valor de R$ 800 milhões e que também devem contemplar municípios de outras regiões brasileiras.
O senador destacou o compromisso do governo federal de liberar outras três parcelas no mesmo valor da primeira, totalizando R$ 3,2 bilhões. A expectativa é de que as liberações subsequentes ocorram à medida que os prefeitos apresentem a prestação de contas dos recursos utilizados.
“Estou acompanhando atentamente essa agenda, sobretudo num momento em que o Estado e seus municípios sofrem, com mais contundência, os reflexos da crise econômica nacional. Nossa luta permanente em Brasília é no sentido de sensibilizar o poder central da necessidade de atender distintamente as regiões mais vulneráveis e dependentes de apoio da União, pois assim se fará justiça social. De minha parte, continuo solidário às reivindicações municipalistas”, afirmou o senador.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Marcelo Beltrão (PTB), ao tomar conhecimento da liberação dos recursos, declarou que acontece num momento de profunda dificuldade vivenciada pelas unidades municipais, cujas administrações sentem primeiro os efeitos, que depreciam os serviços essenciais a serem ofertados à coletividade.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica