Geral
Mutirões Ortopédicos realizados pela Sesau já beneficiaram 76 alagoanos com cirurgias


Lucas Nascimento foi um dos alagoanos atendidos pelo mutirão de cirurgia ortopédica; na sequência, médico Rogério Barboza e secretária de Saúde anunciam a segunda edição do mutirão
Esperar mais de três meses por uma cirurgia ortopédica a fim de recuperar os movimentos das mãos e pernas. Esta era a realidade vivenciada por dezenas de alagoanos até o fim de 2014. Mas graças à atuação da nova gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esta realidade começou a mudar em março deste ano, quando foram iniciados os Mutirões de Ortopedia, que estão possibilitando uma vida nova a muitos alagoanos.
Por meio desta ação, até agora 76 usuários do SUS foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, após serem triados por ortopedistas que atuaram no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e nos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Atendendo a determinação do governador Renan Filho, que tem a saúde como prioridade, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, elaborou um projeto para reduzir a fila de espera por cirurgias ortopédicas em Alagoas.
Para isso, a titular da Sesau montou uma caravana de ortopedistas que percorreu quatro hospitais do Estado, realizando as triagens de usuários do SUS. O primeiro mutirão ocorreu no HGE, em Maceió, onde havia 56 pacientes aguardando por uma cirurgia ortopédica. Desse total, 36 se submeteram ao procedimento no HGE e 20 no Hospital do Açúcar.
De acordo com levantamento realizado pela Diretoria de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, dos mutirões que ocorreram em Arapiraca, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, 20 pessoas já passaram pelo procedimento cirúrgico. Até o próximo mês de agosto, estão programadas mais 50 cirurgias, contemplando todos os pacientes que tiveram esta indicação.
“Reduzir o número de usuários que dependem de cirurgia ortopédica foi uma medida estudada por nossa equipe técnica e devidamente viabilizada. Além de atendermos o maior número de pessoas possível, estamos adotando todas as medidas para que a assistência seja integral, desde a realização de cirurgias, passando pela reabilitação e pelo tratamento medicamentoso”, ressaltou Rozangela Wyszomirska.
Passaram pela triagem ortopédica 209 pessoas, sendo 92 de Arapiraca, 54 de Santana do Ipanema e 63 de Palmeira dos Índios (63), totalizando 209 pessoas. Com os mutirões realizados pela nova gestão da Sesau, mais de 40 municípios alagoanos tiveram usuários do SUS beneficiados. Já aqueles que não tiveram indicação para cirurgia, foram encaminhados para reabilitação e tratamento medicamentoso.
Cirurgia
Um dos pacientes beneficiados pela força-tarefa montada pela nova gestão da Sesau foi Lucas Nascimento, 31 anos, que sofreu um acidente de motocicleta no fim do ano passado e, desde então, aguardava uma cirurgia no pulso. O procedimento foi realizado no último dia 12 de março no HGE, onde o paciente ainda se encontra para recuperação.
“Desde que passei pela cirurgia, não tenho queixas sobre o atendimento que recebi no HGE. Todos os profissionais, médicos e equipe de enfermagem me trataram com muita competência e atenção”, destacou Lucas Nascimento, três dias após ser submetido ao procedimento cirúrgico.
“Aguardei alguns meses pela cirurgia e, agora, os pacientes estão sendo atendidos com mais celeridade”, afirmou à época.
Municípios atendidos
Até agora, já foram beneficiados com os Mutirões Ortopédicos da Sesau os moradores dos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho D’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu. Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca.
Também já foram atendidos usuários do SUS de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira; Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.
Segunda etapa
E com os resultados positivos, neste segundo semestre está programada a segunda etapa dos Mutirões Ortopédicos. Segundo o diretor de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, a segunda edição do mutirão já está sendo planejada em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Para isso, por meio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), estão sendo ouvidos os secretários municipais, que irão apresentar as demandas existentes.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
5PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.