Geral

Dia do Homem é comemorado com ações na Casa de Direitos de Maceió

16/07/2015
Dia do Homem é comemorado com ações na Casa de Direitos de Maceió
Para a realização das atividades, foram firmadas parcerias com instituições como a Secretaria de Saúde de Maceió, que disponibilizou uma equipe para serviços como aferição de pressão arterial e taxas de glicose (Fotos: Ailton Cruz)

Para a realização das atividades, foram firmadas parcerias com instituições como a Secretaria de Saúde de Maceió, que disponibilizou uma equipe para serviços como aferição de pressão arterial e taxas de glicose (Fotos: Ailton Cruz)

A Casa de Direitos de Maceió, no bairro do Jacintinho, ofereceu nesta quarta-feira (15) diversos serviços e atividades em comemoração ao Dia do Homem. A data, instituída em 2009, serve de alerta para os cuidados que o homem deve ter com a própria saúde.
“Nós preparamos uma grande ação de serviços na área social e de saúde para os homens e também para toda a família. Serviços de enfermagem, palestras, recreação para as crianças e orientações dos Anjos da Paz. A gente adiciona tudo isso às atividades já prestadas pela Casa de Direitos, vinculada à Secretaria de Prevenção Social à Violência (Seprev). Nós temos aqui o Procon, a Defensoria Pública do Estado, a Defensoria Pública da União e assessoria jurídica”, explicou o superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Anderson Costa.
Para a realização das atividades do Dia do Homem, foram firmadas parcerias com instituições importantes, a exemplo da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), que disponibilizou uma equipe para serviços como aferição de pressão arterial e taxas de glicose.
“Nosso objetivo é conscientizar os homens que o que mais mata é o fator de risco, como o tabagismo, a questão da falta de atividade física e uma alimentação inadequada. Por isso, hoje é um momento de reflexão e eu espero que, daqui pra frente, possamos estar sempre juntos. Porque esse espaço aqui é uma referência para a gente discutir direitos, de uma forma mais ampla, e agora também a saúde, de uma forma mais ampla”, disse o coordenador da Saúde do Homem da SMS, Benedito dos Santos.
O vigilante Anísio Nunes, que mora no bairro do Jacintinho, participou da ação e reconheceu a falta de atenção com a saúde. Ele diz que nunca procurou um médico para fazer os exames de rotina. “Eu fico nervoso. E como trabalho muito, acabo não tendo tempo. Mas minha esposa falou que iria ter essa ação aqui, então vim participar”, contou.
Já o vendedor Ivanildo dos Santos, que também mora na região, afirmou que toma mais cuidados com a saúde. “Eu não bebo, não fumo e, sempre que tenho oportunidade, verifico como está minha saúde. Tinha ouvido o carro de som passar aqui próximo e não podia deixar de vir”, disse o morador um pouco depois de conferir a taxa de glicose.
As atividades do Dia do Homem foram realizadas durante todo o dia, mas a população pode procurar os serviços de saúde nos postos da região. Já os serviços oferecidos pela Casa de Direitos continuam em exercício durante todos os dias da semana, das 8h às 17h.
Também foram parceiras da Casa de Direitos a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) e o Centro Universitário Cesmac.