Cidades
Secretarias de Saúde e do Esporte unidas pelo Plano Juventude Viva

Qualificar o Plano Juventude Viva em Alagoas, que entre 2012 a 2014 obteve resultados insatisfatórios. Com esse propósito, as secretárias de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, firmaram parceria para desenvolver o Projeto Tenda da Juventude, que irá promover capacitações para aprimorar a formação dos jovens alagoanos e disponibilizar serviços de saúde.
Previsto para ser iniciado em agosto deste ano, com ações pontuais nos bairros de Maceió e municípios alagoanos, o Projeto Tenda da Juventude reunirá, simultaneamente, ações que contribuam para inserir os jovens no mercado de trabalho e os orientem sobre a prevenção de doenças, a exemplo da Aids. Para isso, a Sesau atuará com ações de promoção da saúde, segundo assegurou a titular da pasta, médica Rozangela Wyszomirska.
“A proposta apresentada pela secretária do Esporte, Lazer e Juventude irá contribuir para o aprimoramento da formação dos nossos jovens, que além de se capacitarem, terão a oportunidade de aprender sobre a prevenção de doenças, atuando como agentes multiplicadores. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, iremos atuar de forma integrada, para que os resultados das políticas públicas realmente surtam efeitos positivos na vida dos alagoanos”, pontuou a gestora da saúde estadual.
Além de orientações voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência, uso de drogas ilícitas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e acidentes de trânsito, a Sesau vai agir na oferta de serviços de saúde, a exemplo do teste rápido de HIV.
Ações que serão disponibilizadas durante as edições do Projeto Tenda da Juventude, que segundo a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, irão ocorrer nos locais onde os jovens estejam mais vulneráveis à violência, desemprego e encontrem dificuldades para ter acesso a serviços de saúde.
“Além da Sesau, estamos firmando parcerias com outras secretarias, a exemplo da Educação, Trabalho, Segurança e Cultura. Nosso foco é a formação profissional, aliada à prevenção da violência, acesso aos serviços de saúde e fomento de atividades culturais e artísticas”, explicou a titular da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude.
Formação Intelectual – Cláudia Petuba salientou, no entanto, que o Projeto Tenda da Juventude não terá uma proposta assistencialista, mas terá como meta contribuir para a formação intelectual dos jovens. Isso porque, segundo ressaltou, estudos apontam que os jovens alagoanos estão entre os mais vulneráveis do Brasil, o que contribui para o aumento da violência, e do desemprego.
“Estudos apontam que cerca de 80% dos envolvidos em ato de violência em Alagoas são jovens. Esse dado aponta que necessitamos investir na formação, para inseri-los no mercado de trabalho e possibilitar dignidade”, disse Cláudia Petuba, ao destacar que somente participarão do Tenda da Juventude os jovens que forem pré-selecionados mediante inscrição, e ao final dos cursos receberão certificados, comprovando a participação.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri