Geral
Governo e universidade traçam estratégias para fruticultura no Canal do Sertão


Estudos apresentados ao secretário Álvaro Vasconcelos, mostram potencial para o desenvolvimento da fruticultura em Alagoas, tendo como foco as áreas irrigadas pelo Canal do Sertão (Fotos: Paulo Rios-Arquivo Secom e Petrônio Viana)
Técnicos e pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram reunidos nesta terça-feira (8) com o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos para apresentar o resultado de estudos voltados ao desenvolvimento da fruticultura em Alagoas, tendo como foco as áreas irrigadas pelo Canal do Sertão.
De acordo com o pesquisador Jorge Xavier, com base no zoneamento agroecológico do Estado, existe grande potencial na região para produção de uva, maçã, melão, caqui e pêra. “Temos todo o estudo de solos e o levantamento técnico das espécies adaptadas ao clima semiárido. Agora, queremos a parceria com o Governo do Estado na busca por órgãos ou entidades que financiem o projeto”, explicou Xavier.
O trabalho apresentado ao secretário Álvaro Vasconcelos, realizado pelos pesquisadores Jorge Xavier, Jalme Calheiros e Cícero Alexandre Silva, inclui ainda a estruturação de um laboratório experimental em uma área pertencente ao Governo do Estado no município de Santana do Ipanema, que servirá de base para a pesquisa de melhoramentos nas culturas implementadas no Canal do Sertão, e como centro de treinamento e especialização para alunos do Ceca.
Na avaliação do secretário Álvaro Vasconcelos, o trabalho da Ufal está alinhado ao princípio defendido pelo Governo, de buscar a diversificação da produção agrícola de Alagoas, especialmente nas áreas beneficiadas pelo Canal do Sertão. “O governador Renan Filho pediu que fossem identificados os possíveis investidores do Canal do Sertão. Já temos uma relação desses investidores e todos precisam desse suporte técnico. Essa é uma parceria estratégica para o desenvolvimento do Canal do Sertão e da agricultura de Alagoas de forma geral. Vamos trabalhar junto com a Ufal nesse sentido”, garantiu o secretário.
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas