Cidades
Vereador inclui eleição de diretor no Plano de Educação em Delmiro

Os parlamentares delmirenses aprovaram, em votação unânime, o Plano Municipal de Educação (PME) durante a sessão desta quinta-feira (2). O Projeto de Lei enviado pelo Executivo foi aprovado pela Casa após sofrer alguns ajustes fruto do debate realizado com a sociedade e as comissões parlamentares da casa.
Uma dessas modificações sofridas pelo PME foi a inclusão da eleição dos diretores, que faz parte do Eixo de Gestão Democrática, uma das grandes reivindicações dos profissionais da educação para garantir a autonomia nas escolas. A escolha, que será através do voto direto da comunidade escolar, retira a prerrogativa de escolha do gestor pelo prefeito.
Essa modificação foi uma das apontadas pelo vereador e professor Edvaldo Nascimento (PCdoB), que frisou a importância dessa escolha direta. “ A votação do Plano Municipal de Educação é o encerramento de um ciclo de reuniões, audiências e debates que foram realizadas. Este é mais um documento que serve de instrumento para a sociedade e os trabalhadores da educação. Uma das contribuições que eu sempre defendi para a nossa população é da escolha direta do diretor pela comunidade escolar, o que garante mais autonomia nas escolas porque o cargo será ocupado por alguém que realmente os pais, alunos e trabalhadores deseja, e não apenas um fantoche de gestor municipal”, frisou o vereador.
Edvaldo ressaltou ainda a importância do documento para a área. “Vamos fazer desse plano um instrumento de luta, para que Delmiro possa ter acesso a um ensino gratuito de qualidade. Os desafios apresentados pelo Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos são enormes”. A sessão foi acompanhada por uma plateia de estudantes e educadores que lotou a sede do Legislativo.
A contribuição do vereador durante todo processo de construção do PME foi destacado por outros vereadores. Professor Edvaldo foi o representante do legislativo municipal na equipe técnica que elaborou a minuta que foi apresentada a sociedade e a câmara municipal.
O Plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais para o município por um período de dez anos e abrange, não somente a educação na rede municipal de ensino, mas estabelece diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior, dialogando com os entes federativos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa