Geral

Sesau firma parceria com o HCOR de SP e investe em qualificação dos trabalhadores

23/06/2015
Sesau firma parceria com o HCOR de SP e investe em qualificação dos trabalhadores
Curso de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar (Foto: Olival Santos)

Curso de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar (Foto: Olival Santos)

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, participou, na tarde desta segunda-feira (22), da aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar, em parceria com o Hospital do Coração (São Paulo) e o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (POADI). Participaram também das solenidades, Bernadete Weber e Armando de Negri do HCOR e técnicos da secretaria.
O curso faz parte da política de capacitação dos profissionais da área de saúde de forma que se tornem multiplicadores em suas unidades de saúde. E, desde o início do ano, que a secretária vinha discutindo a possibilidade de realização do mesmo, que tem como finalidade fortalecer o processo de implantação da Política Nacional de Atenção às Urgências.
Durante a solenidade a secretária Rozangela Wyszomirska, destacou a importância do curso para os profissionais que atuam nas unidades da rede estadual. E, ressaltou que diante das dificuldades que existem na área, a saída é investir na qualificação aprendendo com quem tem experiência em gestão, como o Hospital do Coração que é uma referência no Brasil.Segundo ela, todos os participantes se tornarão multiplicadores.
A superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do Hcor, Bernadete Weber, disse que o curso é uma oportunidade para os profissionais investirem em seus setores na melhoria gerencial na operação dos serviços e no cuidado integrado aos usuários do Sistema Único de Saúde. Acrescentando que o engajamento de todos é fundamental para que as políticas públicas de saúde sejam colocadas em prática.
Participam do curso mais de 60 profissionais das unidades de saúde de urgência e emergência de áreas diversas. E, tem uma carga horária de 148 horas, com término previsto para dezembro. O curso está centrado na atenção hospitalar, tendo como foco a melhoria gerencial na operação dos serviços. Entre os temas que serão tratados estão superlotação, recepção, acolhimento, classificação de necessidades/risco dos pacientes agudos ou agudizados nos serviços, qualidade assistencial e segurança do paciente, entre outros.